Como bombear leite materno e alimentar seu bebê com mamadeira?
Joana Montenegro Matos
• 4 min de leitura
Veja como bombear o leite materno e alimentar seu bebê com mamadeira.
A amamentação é uma prática incentivada pelos médicos às mães que amamentam. É essencial para a nutrição e proteção do bebê durante seus anos de crescimento. É melhor alimentar seu bebê com seu próprio leite, além de ser mais econômico do que a alimentação com fórmula. As mulheres grávidas são aconselhadas a amamentar pelos seguintes motivos: Como afirmado há algum tempo, é mais econômico do que o leite em pó, a amamentação ou a ordenha estimula as glândulas mamárias a produzirem mais leite e a estimulação ajuda a prevenir o câncer de mama, o leite materno contém anticorpos que aumentam sistema imunológico que ajuda a proteger o bebê, a amamentação fornece um vínculo entre a mãe e o bebê e o leite materno contém e fornece nutrição completa para o bebê.
Uma boa bomba tira leite elétrica leva 15 minutos para terminar e até 45 minutos para uma bomba manual.
Bem, as razões acima são obviamente vantagens da amamentação. Mas também tudo tem suas desvantagens. A amamentação pode limitar o uso do leite materno porque elas precisam de privacidade e tempo. Mas essa desvantagem já tem solução. A extração do leite com bombas tira leite pode ser usada pelas mães. Ao fazer isso, você pode alimentar seus bebês a qualquer hora e em qualquer lugar com leite natural e nutritivo para ajudá-los em seus anos de crescimento. Veja como bombear o leite materno e alimentar seu bebê com mamadeira.
Use bombas manuais ou elétricas. Extrair leite materno pode ser difícil para as novas mamães. Mas com as ferramentas e técnicas certas, será tão fácil quanto preparar o leite em pó. O bombeamento do leite pode ser feito de duas maneiras, manualmente ou com o uso de uma bomba elétrica. As bombas elétricas são mais fáceis de usar e são preferidas pela maioria das mães porque são mais rápidas. Mas alguns também preferem a bomba manual. Leva tempo para se acostumar a bombear leite porque é preciso prática. Normalmente, a prática é feita algumas semanas antes de mudar da amamentação manual para a alimentação com mamadeira usando leite ordenhado. As bombas elétricas usam falanges mamárias que são conectadas aos mamilos e, em seguida, à bomba. As falanges mamárias são geralmente fornecidas com a bomba elétrica. Depois de conectar, você liga a bomba e deixa o resto. As bombas manuais também usam falanges, mas você opera manualmente seu mecanismo de compressão para bombear o leite. Uma boa bomba tira leite elétrica leva 15 minutos para terminar e até 45 minutos para uma bomba manual. Isso imita a sucção da boca de um bebê e não causa dor nos seios. Certifique-se de usar o tamanho certo de falange para seus mamilos para evitar dor e irritação.
Armazenamento do leite materno. O leite materno extraído pode ser armazenado no freezer em um frasco de plástico ou vidro com tampa apertada para manter seu frescor. Você também pode armazená-lo em sacos plásticos feitos especialmente para o leite materno. Esses recipientes são seguros para seus bebês. Além disso, certifique-se de etiquetá-los com as datas correspondentes para saber qual leite foi extraído primeiro e deve ser usado primeiro para evitar que se estrague. Por conveniência, você pode armazenar o leite em porções, dependendo de quanto você costuma dar ao seu bebê. Por exemplo, se você estiver alimentando seu bebê com 5 gramas, armazene o leite separadamente em porções de 5 gramas. Você pode armazenar o leite materno no freezer dependendo do tipo do seu freezer. No congelador, pode ser armazenado por duas semanas. Em um freezer com porta separada, pode ser armazenado por 3 a 6 meses. Em uma caixa ou freezer vertical, pode ser armazenado por 12 meses no máximo. Usar o leite mais cedo preserva a qualidade e é mais recomendado.
Mamadeira alimente seu bebê. A alimentação com mamadeira é fácil de fazer. Depois de descongelar o leite armazenado, você já pode dá-lo ao seu bebê. Posicione seu bebê da maneira mais conveniente com a cabeça ligeiramente elevada para evitar aspiração. Não force seu bebê a terminar a mamadeira se ele parar para fazê-lo. Após a alimentação, é recomendável deixar o bebê arrotar. Segure o bebê com a cabeça em seus ombros e dê tapinhas nas costas dele para facilitar o arroto. Mantenha o bebê nesta posição por 30 minutos para evitar aspiração. Os horários de alimentação podem variar de acordo com a idade e as necessidades do bebê. Você sempre pode perguntar ao seu médico com que freqüência você precisará alimentar o bebê. Feliz enfermagem!