Parto e trabalho de parto são como correr uma maratona. E, assim como um atleta, a respiração adequada pode ajudá-lo a percorrer todo o alongamento. Durante a gravidez, sua taxa de respiração em repouso e a quantidade de oxigênio inalado também aumentam. Isso afeta como você passará pelo parto. E embora respirar seja uma coisa natural para você fazer, mesmo enquanto está dormindo, praticar a respiração é necessário para respirar corretamente durante o parto.
Determine sua taxa de respiração em repouso. Esta é sua linha de base antes de fazer qualquer técnica de respiração. Ajuda que você tenha um parceiro de respiração que estará presente durante o parto. Ele monitorará sua respiração, contará em voz alta para você e ajudará a mantê-lo concentrado. Conte quanto tempo você inspira e expira em repouso.
Faça respirações de limpeza. A respiração purificadora é melhor realizada no início e no final de uma contração. Inspire pelo nariz em 3 a 4 contagens e expire pelo nariz ou pelos lábios finos em 4 contagens. Tente expirar por mais tempo do que inspira para realmente limpar os pulmões. Isso ajuda a evitar a respiração em pânico ou respiração acelerada, que pode cansá-lo rapidamente. A respiração purificadora ajuda a liberar a tensão e é um bom marcador para cronometrar as contrações.
Escolha pontos focais visuais. Durante as contrações e respirações de limpeza, ajuda ter um ponto focal visual. Pode ser um objeto que lembra uma experiência relaxante como uma foto de cachoeiras em cascata ou até mesmo um ursinho de pelúcia. Pratique em casa e leve este objeto com você para a sala de parto. Uma imagem mental também pode ajudar.
Faça uma respiração lenta. Aqui você deve se concentrar na respiração relaxada, lenta, uniforme e controlada. Mais uma vez, mantenha sua mente longe da dor e visualize seu bebê em seus braços ou coisas agradáveis que você possa fazer no futuro. Evite fazer respirações curtas neste momento. No caso de você entrar em pânico, coloque as mãos em concha na boca e no rosto e tente respirar lentamente.
Faça duas inspirações curtas e uma expiração longa. Você pode sentir vontade de empurrar, mesmo que não esteja totalmente dilatado. Seu médico ou parteira lhe dará a dica de quando empurrar, portanto, você deve resistir até então. Caso contrário, você estará exercendo pressão desnecessária sobre você e seu bebê. Quando sentir a pressão retal e ainda não for hora de empurrar, inspire duas vezes pela boca e expire lentamente também pela boca. Pratique isso em casa também. Você pode se ouvir dizendo " hee hee shoo ", pois pode tender a vocalizar sua respiração. Seu parceiro também deve respirar com você dessa forma para ajudar a manter o foco.
Expire enquanto empurra. Quando chegar a hora de empurrar, faça duas respirações de limpeza. Não apresse a respiração apenas para poder empurrar ao ouvir a palavra "agora" do seu médico ou parteira. Faça outra inspiração profunda, coloque o queixo no peito e expire rapidamente enquanto empurra. Continue empurrando o máximo que puder. Inspire novamente e expire enquanto empurra. Não é necessário fazer um empurrão longo durante uma contração. Prender a respiração também não é aconselhável, então concentre-se em inspirar e expirar continuamente. Empurrar virá naturalmente para você. Lembre-se de tentar voltar à respiração lenta quando não estiver fazendo força.
Já agora, lembre-se de que a respiração adequada garante que você e seu bebê tenham o oxigênio de que ambos precisam. E também desvia seu foco das dores do parto. A força de que você precisa durante o parto é o condicionamento adequado da mente, mais do que o seu bem-estar físico. É como uma maratona, mas você não está competindo contra ninguém. Portanto, relaxe, respire e espere pela linha de chegada, em vez da longa e cansativa corrida.