Se você está grávida, provavelmente é aconselhável fazer uma massagem perineal. Isso é feito para aquecer a região perineal, que cobre a vagina, o reto e o espaço entre eles, em preparação para o alongamento que acontecerá durante o parto. Quando massageada regularmente, a área perineal pode ceder facilmente ao bebê e, portanto, evita qualquer rompimento do tecido períneo e a possibilidade de episiotomia (corte do tecido perineal para dar ao bebê mais espaço para passar). A massagem perineal pode ser feita pelo seu cônjuge ou parceiro, mas se você quiser fazer você mesmo, aqui está uma orientação.
Acomode-se em uma área privativa e confortável. A massagem perineal deve ser realizada em um ambiente com grande ambiente de privacidade e conforto. A maioria das mulheres faz isso no banheiro, especialmente se fizerem a massagem após o banho. Mas seja qual for o lugar que você escolher, certifique-se de que haja um espelho grande para que você possa localizar facilmente a área perineal.
Sente-se com as pernas afastadas. Sente-se em frente ao espelho, com os joelhos para cima e as pernas afastadas. Na verdade, é mais como sentar-se em uma posição de parto. Agora lembre-se de ficar confortável quando já estiver sentado.
Aplique óleo. A próxima coisa que você precisa fazer é lubrificar os polegares com óleo de jojoba, manteiga de coco, azeite de oliva ou óleo de amêndoa. Você também pode usar KY Jelly. Dois lembretes importantes: Certifique-se de limpar bem as mãos antes de aplicar óleo para evitar infecção na área perineal. E, por favor, apare suas unhas.
Insira seus polegares na vagina. Quando você já tiver lubrificado os polegares, comece a colocá-los na vagina. O mais seguro é inserir apenas um a 4 centímetros do comprimento dos polegares. Em seguida, aplique óleo suavemente no tecido do períneo.
Trabalhe no tecido do períneo. Ao massagear o óleo no períneo, pressione e estique suavemente. Isso resultará em uma sensação de formigamento, mas continue a massagem por um minuto.
Pressione a vagina. Aplicando um pouco de força, comece a pressionar a vagina em movimentos circulares. Em seguida, pressione as laterais dele e para baixo através do reto. Novamente, você sentirá uma sensação de formigamento ao fazer isso. Continue pressionando por cerca de dois minutos até que a sensação desapareça.
Alongue as laterais da vagina. Agora, comece a esticar e puxar levemente e suavemente as laterais da vagina, movendo os polegares, de preferência em forma de U, de modo que você possa esticar mais para baixo. Faça isso continuamente por cerca de três a quatro minutos.
Faça a massagem, no máximo, duas vezes ao dia até o dia do parto. Ele pode ser executado por até 10 minutos. As primeiras tentativas podem parecer estranhas, mas à medida que você se acostuma, você se sentirá mais relaxado e confortável. Na verdade, você pode até aumentar o nível de pressão que aplica. Após cerca de uma semana, você começará a notar flexibilidade no períneo. Sempre que fizer a massagem perineal, lembre-se de deixar a uretra, que fica na parte superior, sempre intacta. Tocar nesta parte pode resultar em infecção.