Romper nunca é fácil. Se você chega a um ponto em seu relacionamento em que precisa encerrá-lo, é um processo muito difícil. É ainda mais difícil quando você ainda tem sentimentos pela outra pessoa. Você pode querer manter o relacionamento, mesmo que ele não seja mais saudável, porque ainda ama a pessoa.
Se é assim que você se sente, continue lendo para aprender como terminar com alguém que ainda ama.
Avalie por que você quer se separar. Existem muitos motivos pelos quais você pode querer terminar e esses motivos só precisam ser válidos e fazer sentido para você. Este é o momento de ser extremamente honesto consigo mesmo e com relação ao relacionamento. Se houver algum tipo de abuso acontecendo, ele precisa acabar. Se você não está mais feliz, precisa seguir em frente. Se você se sente atraído por alguém novo, mas ainda tem sentimentos por sua paixão atual, você precisa determinar qual deseja mais.
Saiba que o amor não é suficiente. Existem muitos conceitos errôneos sobre o amor, e um deles é que, enquanto houver amor no relacionamento, você precisa continuar lutando por ele. Embora isso possa ser verdade em alguns casos, você precisa determinar onde está. Se houver abuso físico, emocional ou verbal no relacionamento, então seu instinto de autopreservação precisa entrar em ação. Se seu parceiro está se envolvendo em um comportamento autodestrutivo, como drogas ilegais, álcool, tentativa de suicídio ou está te traindo, você precisa pedir ajuda a ele e sair. Não vale a pena desistir do seu próprio respeito, felicidade e valor como pessoa pelo amor de uma pessoa que não o merece.
Seja honesto consigo mesmo e um com o outro. Depois de tomar a decisão, você precisa defendê- la. Quando terminar com seu parceiro, diga a ele exatamente como você se sente. Defina claramente os motivos pelos quais você precisa seguir em frente. Não deixe que as lágrimas ou a raiva de seu parceiro influenciem sua decisão. Sim, pode ser assustador, mas você precisa ser firme.
Fique longe o tempo que for preciso para superá-lo. Depois de se separarem, vocês precisam dar algum espaço um ao outro, de preferência, muito espaço. Fique longe um do outro durante os primeiros meses da separação. Não ter contato será chato no início, mas você precisa reconstruir sua vida sem a outra pessoa, então se acostume.
Obter ajuda. Depois que a ação for feita e você ainda estiver sofrendo por seu ex, pode precisar de ajuda para você mesmo. Se você está tendo dificuldade em superar seu ex, fica deprimido ou parece que não consegue funcionar corretamente, tente procurar a ajuda de um conselheiro, um amigo de confiança, pastor ou outro profissional treinado.
Fechado automaticamente
Entenda que os sentimentos não se desligam automaticamente porque o relacionamento acabou. Você precisa dar a si mesmo algum tempo para se curar desse relacionamento. Quanto mais intensos seus sentimentos pela outra pessoa, mais difícil será superá-la, mas isso pode ser feito. Romper é um processo, então deixe-se levar por isso. Eventualmente, seus sentimentos irão desaparecer.