O branding é uma parte crítica do sucesso de qualquer negócio; se você deseja seguir uma carreira nos negócios, é fundamental entender como funciona o branding.
Do ponto de vista superficial, marca é o que uma empresa dá à sua mercadoria para que o fabricante seja identificado pelos consumidores. Ainda assim, após uma evolução crescente nos sistemas de produção que permite a quase qualquer fabricante fazer produtos de alta qualidade e satisfatórios, as marcas se tornaram uma forma de distinguir mercadorias simples e seus fabricantes por status, características emocionais e qualidades subjetivas. Uma marca bem construída confere personalidade à empresa ou ao produto e evoca características emocionais e subliminares que não necessariamente se encontram na própria empresa ou no produto.
Uma marca é construída, inicialmente, considerando as seguintes características principais:
O público-alvo - suas preferências, interesses e formas pelas quais pode ser atraído.
O lugar geográfico - suas particularidades, cultura, população, clima, história, etc.
O local de venda - os hábitos dos seus consumidores, outros merchandising disponíveis para venda e os locais de venda próximos.
O mercado - produtos similares e eventuais lacunas ou saturações na distribuição, comunicação e fabricação.
Comunicação - propaganda e demais ações de marketing, bem como construção de marca de produtos similares.
Após uma análise de mercado, a construção é iniciada, cumprindo as seguintes etapas (não necessariamente na ordem indicada):
Criação de um nome pelo proprietário da empresa, seu departamento de marketing ou uma agência de publicidade.
Criação de um logotipo, considerando suas aplicações e utilizações futuras. Geralmente é feito por uma agência de publicidade ou uma empresa de design.
Criação de uma personalidade que englobe todas as características que a marca deve ter. É feito pelo departamento de marketing ou por uma agência de publicidade.
Elaboração de ações de marketing que divulguem a nova marca e seus valores, da melhor forma para atingir o mercado e público desejados. A escolha das ações de mercado depende do orçamento disponível, do tamanho do mercado, de suas peculiaridades, do público, etc.
Após uma profunda análise de marketing e um estudo dos melhores valores a serem atribuídos ao produto, a marca é lançada como um conjunto de características subjetivas que não estão materialmente presentes na mercadoria. Se uma marca ficar muito velha ou antiquada, ou se não atrair o mercado ou público que deveria, ações de reposicionamento podem ser feitas. Essas ações podem evocar uma nova personalidade para a marca ou atingir novos mercados e consumidores, e podem ser realizadas por meio de ações de comunicação e marketing, bem como mudança de logotipo e embalagem.
Todos esses estudos e trabalho árduo, quando bem feitos, resultam em marcas muito valorizadas e que têm um valor de marca ainda maior do que todas as propriedades e estoques da própria empresa. O exemplo mais famoso dessas marcas é a Coca-Cola. Embora você possa não atingir o nível deles, você pode definitivamente desenvolver uma marca mais eficaz para sua empresa, fazendo alguns cursos de marketing de negócios online.