Se você é uma criança adotada, é provável que algum dia queira rastrear seus pais biológicos e responder à grande questão: por que foi entregue para adoção. Embora alguns pais adotivos possam discordar e se recusar a ajudá-lo em sua pesquisa, você pode tentar com estas sugestões:
Converse com seus pais adotivos. O primeiro passo é conversar com seus pais adotivos e garantir a eles que você apenas deseja rastrear suas raízes. Alguns pais adotivos podem ficar chateados ou ameaçados quando você sai em busca de seus pais verdadeiros, já que isso os fará se sentir sem importância depois de todos os anos em que o criaram como se fosse seu filho. Também traz o medo de que você não os reconheça mais como seus pais, uma vez que encontre suas raízes biológicas.
Informe-se no orfanato ou na casa que o recebeu. Depois de convencer seus pais adotivos a lhe dizerem onde o adotaram, você pode pedir ao administrador do orfanato informações sobre seus pais biológicos. Embora alguns tenham a política de não divulgar informações, eles podem ter uma exceção quando é a própria criança que deseja informações. Anote os nomes de seus pais biológicos, o último lugar em que viveram, sua fotografia e, se possível, sua profissão. Será mais fácil rastreá-los se você souber em qual setor eles trabalham. Você também pode perguntar sobre seus parentes e pode começar pesquisando por eles.
Converse com os parentes de seus pais adotivos. É possível que alguns amigos e parentes de seus pais também saibam sobre a adoção e possam lhe dar informações essenciais que podem levá-lo a eles. Às vezes, é mais fácil falar com eles sobre a sua adoção, porque eles não são tão ligados emocionalmente a você do que seus pais adotivos.
Contrate um profissional. Se você tem dinheiro para gastar, pode contratar um detetive profissional ou um advogado que pode ajudá-lo a entrar em contato com os escritórios apropriados para obter informações sobre o paradeiro de seus pais biológicos. Se você tiver uma fotografia, melhor e mais rápido será para o detetive procurar seus pais biológicos.
Torne-se visível na web. Você pode tentar a sorte e começar um blog que mostre sua foto e um pouco sobre sua vida, e que você está procurando ativamente por seus pais biológicos. No entanto, tenha cuidado com o roubo de identidade, por isso tome os cuidados necessários ao fornecer informações e fotografias na rede.
Esteja pronto para a decepção. Algumas reuniões não vão tão bem quanto o esperado. Você tem muitas perguntas como filho adotivo e pode não obter as respostas que espera ou deseja. Certifique-se de estar emocionalmente pronto quando seus pais biológicos não estiverem interessados em conhecê-lo. Você terá que perdoar quando eles disserem que estão melhor sem você. Mas quando seus pais biológicos o recebem calorosamente, é bom manter contato e assegurar-lhes que você os considera como uma família, tanto quanto sua família adotiva.