A morte deve ser a coisa mais difícil pela qual passamos. Muitos de nossos problemas na vida acabam desaparecendo ou melhorando. Muitas delas resolvemos por conta própria, conseguindo um novo emprego, um novo marido ou uma nova casa. A morte é definitiva. Mesmo os crentes que sabem que verão seus entes queridos no Céu nem sempre encontram conforto nisso. Porque somos todos únicos como indivíduos, ninguém mais pode tomar o lugar de um ente querido perdido. Quando você está perto de alguém que morre, a ideia de nunca mais vê-lo com vida novamente é mais do que você pode suportar.
Às vezes, entendemos e aceitamos a morte. À medida que as pessoas envelhecem, esperamos que morram. Quando eles estão muito doentes e sofrendo, ficamos aliviados quando a morte acaba com sua dor. Certas doenças que conhecemos podem levar à morte. Aceitamos isso, mas ainda lutamos para entender por que nosso ente querido teve de ficar doente. Os pais esperam sobreviver aos filhos. Quando não o fazem, pode ser devastador. A maioria das pessoas espera viver uma vida longa, mas nem sempre é assim. Lidar com a morte de um ente querido é algo que ninguém deveria ter que fazer sozinho. Este é o momento em que, como amigo, você pode envolver uma pessoa em luto com amor. Mas nem sempre sabemos como fazer isso. Aqui estão algumas dicas para ajudar a apoiar alguém que está de luto:
Reconheça que, assim como cada pessoa é diferente, todas as mortes são diferentes. Algumas pessoas lidam com a morte melhor do que outras. Algumas pessoas parecem saber exatamente o que fazer, enquanto outras desmoronam completamente. Às vezes, a pessoa forte é aquela que se desintegra, mas a fraca se torna forte. Ao pensar sobre o que você pode fazer para apoiar alguém que está sofrendo, não faça suposições.
Reconheça a morte. Às vezes, as pessoas não sabem o que dizer a alguém que acabou de perder um ente querido. O contato inicial e a visita à casa funerária não são o momento para longas conversas. Mantenha isso breve. "Eu sinto Muito." "Estarei pensando em você." "O falecido era uma pessoa maravilhosa." "Você estará em minhas orações."
Pense no que você diz antes de dizê-lo. Já estive em funerais e ouvi pessoas dizerem coisas como: "Você é jovem, tenho certeza de que encontrará outro marido." "Você pode ter outro bebê." "Foi a vontade de Deus." Pode ou não ser verdade, mas não é apropriado verbalizar coisas assim. Você não substitui um cônjuge ou filho falecido adquirindo outro. Ninguém pode substituir a pessoa falecida. Não faça perguntas pessoais, como detalhes do acidente, o que eles farão com certas coisas ou quem receberá o quê. Se a pessoa morreu fazendo algo que não deveria ter feito, agora não é o momento para julgar.
Ao visualizar o corpo, tente não se alarmar. Especialmente as crianças precisam ser preparadas antes de irem para uma visita. A pessoa provavelmente não terá a mesma aparência da última vez que você a viu. Às vezes, há feridas. Normalmente, há inchaço e descoloração. Homens e mulheres aplicam maquiagem. A agência funerária tenta fazer com que uma pessoa falecida pareça bem, mas ela nunca parece normal. Às vezes ouço as pessoas dizerem: "Ele parece bem". Sempre fico surpreso com isso. Pessoalmente, não acho que alguém fique bem morto. Mas parece haver muita ênfase colocada nisso. A família vê o corpo antes do público. Eles decidem se a aparência é aceitável. Você não.
Dê privacidade à família. Às vezes, pessoas bem-intencionadas respondem muito rapidamente. Inicialmente, a família tem muitos planos para finalizar, além de lidar com o luto. Ligue antes de ir para casa. Vá para a casa funerária no horário de visitação anunciado. Muitas igrejas preparam refeições para a família durante a morte. Gestos como esse geralmente são apreciados. Se você não tiver certeza do que fazer, é melhor ligar para alguém e perguntar.
Respeite os desejos da família. Este é um momento muito difícil para eles. Às vezes, eles discutem sobre os detalhes do funeral. Já é difícil para eles ter as conversas que a morte os força a ter, tomar as decisões que precisam tomar e, então, estar disponíveis para os visitantes. O que quer que você esteja pensando, eles provavelmente já pensaram. Eles não querem discutir certas coisas com os visitantes. Se a família menciona algo, é diferente. Então você deve reconhecê-lo.
Não se esqueça deles depois do funeral. Este é o momento mais difícil. Entenda que eles passarão por muitos estágios de luto. Negação. Raiva. Solidão. Culpa. Aceitação. Deixe-os definir o ritmo e o cronograma. A vida deles mudou para sempre. O primeiro ano é o mais difícil. Cada feriado é brutal. Mantenha contato com eles durante esse período. Eles podem precisar de um encorajamento gentil. Quando alguém próximo a você morre, é como se uma parte de você - parte de sua identidade - também morresse. Não tente falar com alguém sobre seus sentimentos - ele tem que trabalhar nisso antes de começar a se sentir inteiro novamente. Ajude-o a honrar a memória de quem ele perdeu. É verdade que uma parte da pessoa que perdemos vive em nossas mentes e corações. Falar sobre alguém que morreu é uma forma de manter sua memória viva.
Às vezes você faz tudo o que pode quando alguém morre, mas você simplesmente não sente que é o suficiente. Isso porque a dor é tão grande que não passa rapidamente. Mesmo com tudo que você faz, você não pode aceitar a dor de alguém como se fosse sua. Ele tem que passar pela experiência. Tudo o que você realmente pode fazer é estar lá. Seja um bom amigo. Ele sentirá o seu amor e apoio, o que o ajudará neste momento tão difícil.