Se você já lutou para provar que estava certo, provavelmente enfrentou um adversário forte que sabia exatamente o que dizer. Como ele ficou tão bom em discutir? O que ele sabe que você não sabe? Para vencer uma discussão, você precisa adotar algumas estratégias que o colocam acima do seu oponente. Com um pouco de confiança e essas dicas de argumentação, você se verá vencendo discussão após discussão contra qualquer oponente que se atreva a desafiá-lo.
Pareça bem informado. Para que o seu adversário conceda, você precisa aparecer como o mais inteligente. Isso não quer dizer que você deva ter mais conhecimento do que seu oponente; só precisa ser assim. Exponha fatos que provem o oposto de seu argumento. Cite estatísticas que fortalecem seu argumento. Esteja confiante em seu argumento e encontre falhas no argumento de seu oponente. (O comentário dele é fascista? Ele está estereotipando ou generalizando?) Se o argumento dele parecer fraco, o seu ganhará força. Você pode precisar dobrar um pouco o argumento dele para mostrar suas fraquezas. Tudo o que seu oponente diz pode ser contestado; você só precisa descobrir como.
Lidere a discussão. Você nunca quer perder o controle de para onde a discussão está indo. Se seu oponente mencionar um fato contra o qual você não pode argumentar, mude de assunto. Mencione outra coisa que prove que ele está errado e faça o que puder para desviar o tópico de seus pontos fortes. Se você conseguir mais pontos e ele sempre tentar argumentar contra o que você disse, ele esquecerá que também precisa discutir seus próprios pontos. Essencialmente, você será capaz de impedi-lo de mencionar seus próprios pontos fortes, forçando-o a discutir seus pontos fortes. Quem está no comando agora??
Use seu oponente contra ele mesmo. Embora seja um pouco furtivo, você pode fazer seu oponente admitir que está errado, mesmo sem saber. Você precisa fazer a ele pergunta após pergunta sobre seu argumento, lentamente (e furtivamente) levando-o à pergunta final que irá refutar seu argumento. Ele não saberá o que o atingiu!
Deixe seu oponente com raiva. Um oponente zangado perde o controle da situação e não tem o melhor julgamento. Se você puder deixar seu oponente chateado por meio de seus argumentos, você o frustrará. Isso pode até levá-lo a ceder para que possa sair da discussão e se afastar de você. Custe o que custar, eu sempre digo.
Use palavras complicadas. Se você está procurando intimidar seu oponente, pode ser tão fácil quanto soltar algumas palavras grandes aqui e ali. Familiarize-se com termos e frases como "deixe-me colocar desta forma, vis-à-vis, per se, e por assim dizer", e seu oponente ficará surpreso com seu novo vocabulário. Quem vai desafiar um oponente que fala latim, afinal?
A chave para vencer todos os argumentos que você tem é encontrar as fraquezas de seus oponentes. Se eles forem crédulos, blefe com eles. Se forem tímidos, bombardeie-os com fatos que eles não vão querer começar a abordar. Ou, se forem sensíveis, jogue com o lado emocional deles, fazendo declarações duras. Qualquer que seja a sua técnica, se você parecer e soar como se você soubesse do que está falando, ninguém será capaz de refutar seu argumento.