O casamento é uma relação do dia-a-dia que é afetada pela mudança do comportamento humano e por forças externas. Existem poucas coisas na vida mais dignas de serem salvas do que uma bela parceria entre marido e mulher. Confira as dicas abaixo.
Seja realista e não espere muito ou muito pouco um do outro. Comunique suas necessidades e expectativas de seu parceiro e de seu casamento. Conseqüentemente, mantenha essa linha de comunicação aberta o tempo todo.
Não hesite em dizer algo bom um ao outro. Faça um elogio ao seu parceiro por ser atencioso, por ser útil em casa, pela aparência do seu parceiro e assim por diante.
Compartilhe no trabalho doméstico. Você não só conseguirá terminar as tarefas mais rápido, como também a camaradagem e a harmonia que construirá manterão seu relacionamento mais próximo e mais forte. Esta é uma base sólida que você pode ensinar a seus filhos.
Demonstre afeto um pelo outro. Segure as mãos, toque e beije, mesmo em público. Você não precisa ser excessivamente demonstrativo, mas pequenos gestos mostram a seu cônjuge que você se preocupa e aprecia estar com ele.
Embora você seja co-responsável por seus filhos, não use isso como desculpa para deixar de lado sua lealdade e responsabilidade por seu cônjuge.
Não deixe que sogros estraguem seu relacionamento com seu cônjuge. Construa um bom relacionamento com eles, mas não permita que assumam o controle e estraguem o que você tem com seu cônjuge quando surgirem atritos.
Crescer juntos e discutir abertamente metas compartilhadas e expectativas intelectuais uns dos outros. Esforce-se para manter o mesmo nível intelectual.
Lute se for preciso e depois esqueça. Discuta as coisas abertamente, busque soluções e aprenda a se comprometer. Não deixe que um pequeno conflito chegue a um ponto em que você não possa controlá-lo. Não vá para a cama com raiva um do outro. Resolva um conflito rapidamente e sempre faça as pazes depois.
Não confunda honestidade com crueldade. Usar a honestidade como desculpa para magoar seu cônjuge não tem lugar em um bom casamento. Aprenda a proteger e valorizar os sentimentos um do outro.
Esteja aberto sobre suas finanças. Estabeleça expectativas realistas sobre dinheiro e trabalhe em prol de metas financeiras compartilhadas.
Não deixe que suas carreiras individuais governem sua vida e separem você. Não permita que suas carreiras individuais ocupem muito do seu tempo e os deixem com tão pouco para passarem juntos como um casal.
Faça coisas juntos. Trabalhe e brinque juntos. Dêem um ao outro independência suficiente para não perderem sua individualidade.
Estabeleça comunicação sexual. Fale, explore, experimente e desfrute de uma vida sexual saudável e aprenda a proteger os sentimentos um do outro.
Seja atencioso. Cada um de vocês tem falhas e inibições individuais. Não deixe que pequenas coisas o irritem. Nada drástico acontecerá se seu cônjuge se esquecer de colocar a tampa de volta em um tubo de pasta de dente. Não importune seu cônjuge sobre uma coisa tão mundana. Faça você mesmo.
Seja positivo e mantenha o relacionamento otimista. Um casamento forte e feliz decorre de seus esforços como casal. Transforme alguns problemas em oportunidades para uma maior compreensão de seu cônjuge.