Como administrar a convivência com um marido difícil?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
O casamento é um dos relacionamentos mais complicados, mas também um dos mais gratificantes. Os casais vão para o casamento pensando que é tão fácil quanto ter um relacionamento namorado - namorada. A maioria dos casais também pensa que o casamento, de alguma forma, mudará o outro para melhor. Bem, a mudança terá de ser uma decisão tomada por um indivíduo. Portanto, quando você é uma esposa com um marido difícil e agora está se perguntando o que já viu nele, o que você faz?
Pare de reclamar. A irritação é a reclamação mais comum dos maridos, e pode-se presumir com segurança que esse problema existe em qualquer país do mundo. É simplesmente da natureza das mulheres "discutir" suas reclamações abertamente, e os maridos consideram isso irritante. Esposas carinhosas dão conselhos e sugestões a seus maridos, e isso também é interpretado como algo importuno. Os homens querem respeito e, por eles, quando suas esposas apontam seus erros e sugerem uma solução, sentem que não estão sendo respeitados. As esposas devem perceber como os homens valorizam o respeito - que você, como esposa, acredita nele e em suas habilidades, e que nunca o insulta, especialmente na frente dos outros.
Seja mais positivo. É normal que as mulheres se sintam mal quando não são tão apreciadas como quando ainda namoravam. Mas pode haver alguns motivos para o marido ser negligente - pode ser o trabalho, ou problemas com as finanças, ou talvez um problema de saúde. É melhor para você, como esposa, ser mais positiva em suas perspectivas e não criticar seu marido. Expresse mais amor e apoio, deixando bilhetes encorajadores para seu marido. Um simples abraço pode fazer uma grande diferença. Faça sua refeição e sobremesa preferidas, mesmo que não haja nenhuma ocasião especial. Existem várias maneiras de manter um ar positivo no relacionamento.
Envolvam-se em projetos produtivos juntos. Marido e mulher devem ser parceiros, uma equipe. Na maioria das vezes, marido e mulher têm mundos tão separados que eventualmente se tornam distantes, e mais difícil é para eles se conectar. Tenham algo em que trabalhar juntos, além de criar a família, como um projeto de jardinagem ou um pequeno negócio - algo que toque em comum. Às vezes, os maridos difíceis precisam apenas de uma "lufada de ar fresco" para poder se soltar e ser o "velho homem" novamente.
Sinta-se bem consigo mesmo. Maridos difíceis podem realmente abaixar suas esposas emocionalmente, por isso é importante para vocês, esposas, terem uma maneira de se sentirem bem consigo mesmas. Um ocasional "dia de garotas" é bom para você conseguir algum apoio emocional de seus amigos. Reservar um tempo para uma reforma pode ser um bom impulso para sua auto-estima. Quando os maridos percebem como suas esposas são positivas, isso os muda de alguma forma e eles as tratam melhor. Lembre-se de que você precisa começar a se sentir bem consigo mesmo antes que qualquer outra pessoa se sinta bem com você.