Como ensinar um comportamento adequado a uma criança em um funeral?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
Se seu filho souber o comportamento adequado a exibir, ele se sentirá melhor equipado para lidar com a experiência.
Por mais triste que seja, ir a funerais é algo pelo qual seu filho terá que passar em algum momento da vida. Antes de levar seu filho a um funeral, é importante informá-lo sobre o que realmente é a situação e como ele deve se comportar em tal situação. Afinal, funerais também são situações sociais em que se espera um comportamento adequado. Se seu filho souber o comportamento adequado a exibir, ele se sentirá melhor equipado para lidar com a experiência.
Converse com seu filho antes de ir para a casa funerária. O conceito de vida e morte pode ser muito profundo para ele entender neste ponto, então tente comunicar a ideia de tristeza e perda. Ele teria perdido seu brinquedo favorito ou animal de estimação neste momento, então é provavelmente a coisa mais próxima que ele consegue entender. Comunique a ele a ideia de que todas as pessoas naquele evento vão ficar tristes e deprimidas, por isso é importante respeitar seus sentimentos.
Vista-o adequadamente para o evento. Roupas com cores fortes como vermelho e amarelo, bem como estampas que denotam celebração ou felicidade, geralmente não são o tipo de roupa que você gostaria de usar em um funeral. O que quer que seu filho use, no entanto, certifique-se de que seja confortável, para que ele não se preocupe e se irrite com suas roupas.
Lembre seu filho de não fazer coisas que seriam desrespeitosas à família enlutada. Deixe seu filho saber que correr e brincar na casa funerária seria altamente inapropriado. Falar muito alto ou rir também pode ser considerado ofensivo e insensível. Não só será desrespeitoso, mas também poderá refletir desfavoravelmente para você se você não puder controlar seu filho.
Seja um bom modelo. Lembre-se de que crianças pequenas copiam como seus pais agem, especialmente se estiverem em uma nova situação. Use isso a seu favor, mostrando a ele um comportamento adequado durante o funeral.
Pergunte isso ao seu filho, especialmente se ele era próximo da pessoa que morreu.
Diga a seu filho para fazer uma pequena oração e parecer solene. Peça-lhe que olhe para as outras pessoas que estão se aproximando do caixão. Se seu filho tem medo de ver o falecido, você não precisa levá-lo para perto. Parecer solene pode ser tão simples quanto olhar para um ponto fixo ou até mesmo abaixar a cabeça com os olhos fechados.
Peça a ele para jogar uma flor no caixão para o enterro. Pergunte isso ao seu filho, especialmente se ele era próximo da pessoa que morreu. Isso permitiria que seu filho sentisse que de fato está se despedindo com um simples gesto.
Diga a ele para manter esse tipo de comportamento na reunião pós-funeral. A maioria das famílias faria uma pequena reunião no final para comer uma refeição e ficar juntas como uma família antes de se separarem. Isso significa a necessidade de seguir em frente, apesar da perda de um ente querido de quem sentirá muita falta.
É sempre difícil ir a funerais, especialmente se você estiver perto da pessoa que morreu. Certifique-se de que seu filho compreende o decoro adequado que se espera dos presentes.