O período perinatal dura desde a concepção até cerca de 6 semanas após o nascimento do bebê. E uma em cada 200 crianças morre durante o período perinatal. Isso geralmente é visto como abortos espontâneos, mortes por doenças congênitas, SIDS, natimorto, interrupção médica e muito mais. Os pais desses bebês não são menos do que aqueles cujos bebês crescem até a idade adulta. Existem maneiras de ajudá-los com seu luto.
Passo 1
Incentive-os a falar sobre isso. Muitas vezes, os pais se sentem isolados porque ninguém quer tocar no assunto. Eles não têm certeza de como você se sente, por isso não pedem ajuda. Há até momentos em que eles não conversam um com o outro. O pai enlutado lhe dirá se não estiver pronto para conversar, mas apreciará sua consideração.
Passo 2
Não ignore o fato de que o bebê já existiu. Isso é muito comum em abortos espontâneos. Amigos que nunca passaram por essa tragédia muitas vezes pensam que os pais não eram tão apegados. Isso é muito errado e, especialmente, não é verdade para as mães, que carregaram essa alma dentro de si.
Etapa 3
Não diga que eles terão outro para substituir o que morreu. Outra criança poderia substituir qualquer um de seus filhos? Outra criança pode eventualmente trazer mais felicidade de volta para suas vidas, mas nunca apagará a memória daquele que não está com ela.
Passo 4
Incentive-os a ingressar em um grupo de apoio para perda perinatal. Existem muitos grupos de apoio para perdas perinatais em todo o país. Talvez faça a pesquisa por eles e leve-os ao primeiro encontro. Se você nunca perdeu um bebê, não consegue entender como ele se sente. As pessoas nesses grupos sabem como se sentem e podem ajudá-las de uma forma que você não pode. Existem muitos sites online que também podem ajudá-los na recuperação.
Etapa 5
Envie um cartão na hora da perda. Isso significará muito para eles. Você também deve se lembrar de enviar um cartão do tipo "pensando em você" no aniversário da morte. Acredite em mim, eles estarão pensando sobre isso e apreciarão se você reconhecer isso.
Etapa 6
Permita que expressem quaisquer emoções que estejam sentindo no momento da morte e posteriormente. Eles sentirão raiva, tristeza, dor, fúria, tudo que você possa imaginar. Dê-lhes um refúgio seguro para se expressarem.
Pense nisso antes de dar conselhos. Isso pode não ser o que eles precisam no momento. Às vezes, apenas um abraço ou "sinto muito" é a melhor coisa que você pode dizer ou fazer.
Etapa 8
Use o nome do bebê ao se referir a ele. Esta foi uma criança cuja chegada foi antecipada com alegria. Esta foi uma pessoa que viveu e morreu. Não diminua esse fato referindo-se ao bebê como "ele" ou "o feto".
Se você tem entes queridos que perderam um filho durante o período perinatal, não faça disso a "perda oculta" ou a "perda indescritível". Esteja lá para eles, mas também dê-lhes espaço. Respeite seus desejos e esteja apenas disponível. Eles precisarão de você em algum momento. As etapas descritas aqui podem ajudá-lo a ajudá-los.