Como ensinar a seu filho boas habilidades de comunicação interpessoal?

As habilidades de comunicação interpessoal são usadas em situações cotidianas
As habilidades de comunicação interpessoal são usadas em situações cotidianas e podem ter um impacto no curso de vida de uma criança.

As habilidades de comunicação interpessoal são usadas em situações cotidianas e podem ter um impacto no curso de vida de uma criança. É por isso que eles devem ser plena e adequadamente desenvolvidos. Se uma criança for devidamente treinada, ela crescerá e se tornará um bom conversador que sabe como iniciar, manter e encerrar uma discussão de maneira educada e eficaz. O treinamento deve começar em casa e em um momento em que a criança já consiga captar e comunicar uma mensagem. Como pai, aqui estão as coisas que você pode fazer.

  • Converse com seu filho diariamente. As conversas diárias com seu filho darão a você a oportunidade de demonstrar uma comunicação interpessoal adequada. Ele escolherá como você fala, como escolhe suas palavras e como transmite sua mensagem. E porque você tem uma grande influência sobre seu filho, você precisa ser um modelo positivo. Certifique-se de estar se comunicando de maneira eficaz e cortês o tempo todo. Observe não apenas como você se comunica com seu filho e outros membros da família, mas também com pessoas fora de sua família imediata, como o caixa do supermercado, o motorista de táxi, a vizinha e o jornaleiro.
  • Incentive seu filho a falar. Ouvir seu filho falar o deixará ciente das áreas que precisam ser melhoradas. Sempre inicie uma discussão que o faça falar, especialmente se seu filho for indiferente e tímido. Pergunte, por exemplo, sobre seu dia na escola, as pessoas com quem conversou e as recompensas que recebeu. Quando seu filho falar, ouça e observe atentamente. Ele sempre desvia o olhar? Ele usa palavras inadequadas? Ele fala com pressa? Aborde os problemas, mas não os traga na presença de outras pessoas para evitar constrangimento.
  • Aconselhe seu filho a nunca interromper conversas. Enfatize que interromper conversas nunca é uma boa coisa a se fazer. Diga à criança que espere até que seja apropriado para ela entrar em uma discussão. O único momento em que ele deve falar é quando o orador terminar de falar e quando ele for reconhecido.
    Em um momento em que a criança já consiga captar
    O treinamento deve começar em casa e em um momento em que a criança já consiga captar e comunicar uma mensagem.
  • Lembre-o de ouvir bem. Diga a seu filho que um bom conversador é alguém que não apenas fala bem, mas também ouve com atenção. Enfatize que ouvir outras pessoas é uma indicação de respeito. Além disso, diga a ele para deixar as outras pessoas encerrarem a fala antes de falar. A intromissão constante não apenas interrompe a linha de pensamentos de outra pessoa, mas também é totalmente desrespeitoso.
  • Incentive seu filho a falar claramente. Explique a seu filho que ele deve falar de maneira clara se quiser transmitir sua mensagem de maneira eficaz. Desencoraje-o de falar rápido demais. Verifique sua gramática também. Veja por que ele constrói bem suas frases, usa palavras apropriadas e enuncia as palavras apropriadamente.

Também é importante discutir a linguagem não verbal. Enfatize que a linguagem não verbal faz parte de uma conversa e envia mensagens tão claramente quanto a linguagem verbal. Certifique-se de que ele sabe que fazer caretas, bocejar e exibir comportamentos semelhantes enquanto alguém está falando são inadequados. Eduque-o também sobre a importância do contato visual. Explique que olhar em outra direção enquanto conversa com alguém é uma demonstração de desinteresse e desrespeito.

Artigos relacionados
  1. Como ensinar segurança no trânsito para crianças em idade pré-escolar?
  2. Como ensinar habilidades de vida aos adolescentes?
  3. Como selecionar doces dezesseis canções?
  4. Como ensinar adolescentes a serem bem-sucedidos?
  5. Como ensinar responsabilidade?
  6. Como evitar que o bebê fique com a cabeça chata?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail