Respondendo a perguntas da entrevista de emprego: Conselhos para Entrevista com Funcionários
Nicole Norma Gusmão
• 5 min de leitura
Aprenda como se preparar para uma entrevista de emprego e como lidar com as perguntas mais frequentes
Ao ser entrevistado para um emprego, você quer dar o seu melhor e demonstrar que se encaixa bem no cargo. Mas não se esqueça de que, ao mesmo tempo, você também deseja descobrir o máximo possível sobre a empresa para ver se ela também atende às suas necessidades. Tem que ser uma situação ganha-ganha!
Faça sua lição de casa com antecedência. O primeiro passo para aprender a responder às perguntas da entrevista de emprego é fazer sua lição de casa antes da entrevista. Isso o ajudará a saber o que a empresa faz e como opera. Isso o ajudará a se sentir à vontade para responder a perguntas sobre como suas habilidades irão beneficiar o empregador. Se a empresa possui um site, é sempre bom visitá-lo antes da entrevista para que você esteja o mais preparado possível.
Tente ficar o mais relaxado possível. Uma das dicas mais óbvias de entrevista é tentar manter a calma. Se caminhar ou ler um livro ajuda você a se sentir à vontade, faça isso antes da reunião para estar no seu melhor quando a pressão estiver forte.
Lembre-se de que a pessoa que está entrevistando você também é humana. Ela também pode estar nervosa em conhecê-lo. Manter isso em mente pode ajudar a manter as coisas em perspectiva.
Seja franco se você estiver com problemas de nervosismo. Se você se sentir um pouco nervoso com a entrevista e tem medo de que ela apareça, não tenha medo de admitir para o entrevistador. Às vezes, dizer que você está um pouco nervoso logo de cara pode ser um bom quebra-gelo. Depois de nomear o sentimento, você pode descobrir que não é tão forte.
Seja pessoal. Você não quer parecer tão rígido e formal a ponto de sua personalidade não transparecer. Sempre mantenha uma aparência agradável. Se você é tranquilo e gosta de brincar um pouco, se está se candidatando a um cargo de vendas ou atendimento ao cliente em que isso seria uma vantagem, deixe o entrevistador ter um vislumbre disso. Claro, você desejará permanecer profissional.
Não se esqueça de onde você está. Embora estar confortável com o entrevistador seja uma coisa boa, ficar muito casual é um grande não. Você nunca quer ser muito falador ou informal, nem compartilhar muitas informações pessoais. Este conselho de entrevista pode ser um desafio se você sentir uma conexão imediata com a pessoa que está entrevistando você, mas ainda assim você precisa se manter profissional.
Mantenha o foco e mantenha seu objetivo em mente. Você está se reunindo com o entrevistador porque potencialmente deseja o emprego, portanto, responda às perguntas da entrevista com este contexto em mente. Por exemplo, se a entrevista pede que você descreva uma situação em que você teve que resolver um problema, use um exemplo que demonstre seu valor para a empresa de alguma forma.
Seja flexível. Às vezes, as entrevistas não acontecem como você esperava. se o entrevistador deixa você esperando por um longo tempo, ou faz perguntas que você não esperava, siga o fluxo e mostre que você é adaptável e pode lidar com surpresas.
Evite respostas simples sim e não. Quando um empregador lhe fizer uma pergunta, tente ser específico e dar alguns exemplos para complementar suas respostas em detalhes.
Tome cuidado para não soar muito enlatado. Pense um pouco nas suas respostas e seja sempre honesto. Não diga apenas o que alguém quer ouvir.
Transforme negativos em positivos. Muitos entrevistadores pedem às pessoas que descrevam suas maiores fraquezas. Se for esse o caso, esteja preparado com algo que você pode usar como um ponto fraco que pode realmente ser benéfico para o emprego para o qual está se candidatando. Por exemplo, se o trabalho exigir uma ligação não solicitada para clientes em potencial, você pode falar sobre como sua fraqueza é nunca desistir, mesmo quando as coisas parecem desesperadoras. Essa seria uma boa característica em um trabalho que exige determinação, portanto, sempre certifique-se de responder às perguntas da entrevista de acordo.
Faça suas próprias perguntas. Ajuda se você tiver algo em mente antes do início da entrevista, para que possa mostrar que geralmente está interessado no trabalho e quer saber mais sobre ele. Se você não tiver certeza de por onde começar, basta ir com o básico. Você pode perguntar como seria um dia típico neste trabalho, por que a última pessoa deixou o cargo ou qual é o cronograma para ocupar o cargo.
Faça contato visual. Olhando a outra pessoa nos olhos e sorrindo quando apropriado, você dá uma boa impressão e parece confiante e atraente. Um aperto de mão firme também é uma boa forma de transmitir que você está confiante, se sente bem consigo mesmo e tem muito a oferecer à empresa.
Essas estratégias de entrevista foram apresentadas para acalmar seus nervos, tornando-o familiarizado com o processo. Nunca se esqueça de que o entrevistador pode ter acabado de começar esse trabalho e também pode estar um pouco nervoso durante a entrevista de emprego. Todo mundo quer um bom resultado!
Cuidado:
Peça o cartão de visita do entrevistador para que tenha a grafia correta do nome. Um erro de ortografia pode custar o trabalho em alguns casos.
Dicas rápidas:
Sempre envie uma nota de agradecimento ao entrevistador expressando seu interesse.