Se você nunca ouviu falar de uma declaração KSA, você não está sozinho. Muitos europeus não sabem o que é um KSA, muito menos como escrever uma resposta para um. No entanto, saber não apenas o que é uma declaração KSA, mas também como escrever uma resposta eficaz para alguém pode fazer a diferença entre conseguir um emprego... e ser deixado na poeira.
O que é uma declaração KSA?
KSA significa conhecimento, habilidades e habilidades. Uma declaração KSA, portanto, é uma declaração sobre as qualidades únicas necessárias para preencher uma posição específica. Um trabalho que requer KSAs geralmente lista entre três e cinco declarações KSA na descrição do trabalho.
Respostas incompletas
Embora as declarações KSA não sejam perguntas, cada uma ainda requer uma resposta. Os empregadores federais usam KSAs para ajudar a determinar a elegibilidade do candidato para o trabalho. Em outras palavras, sua resposta a cada KSA diz ao empregador se você seria um candidato adequado para o trabalho. Respostas bem escritas às declarações KSA podem resultar em uma entrevista, enquanto respostas mal escritas ou incompletas podem desqualificá-lo imediatamente.
Sete segredos para escrever ksas de sucesso
Escrever respostas KSA deixa muitas pessoas nervosas - principalmente porque elas não sabem o que estão fazendo. Com os truques certos na manga, no entanto, você descobrirá que escrever uma resposta vencedora para qualquer KSA é uma brisa. Uma boa dica a ter em mente é que as respostas da KSA devem ser semelhantes em formato e estilo às respostas de redações de admissão em faculdades.
Aqui estão sete segredos para escrever respostas bem-sucedidas às declarações KSA:
Seja completo. É importante responder a cada KSA completamente. Simplesmente dizer "Sim, eu tenho essa habilidade" não levará você a lugar nenhum. Trate cada KSA como um artigo de notícias: Quem, o quê, por quê, onde, quando e como são partes integrantes da história. Diga ao empregador que conhecimento ou habilidade você possui que satisfaça seus requisitos; onde, quando, como e por que você conseguiu; e de quem você o comprou. E não se esqueça do outro como: como sua habilidade se relaciona com o que o empregador está procurando.
Forneça exemplos concretos. Uma vaga afirmação de que você possui as habilidades necessárias para o trabalho não convencerá um empregador em potencial. Em vez de declarar que você tem o treinamento ou a experiência desejados, descreva exemplos específicos de onde e quando você adquiriu a experiência. Certifique-se de vincular sua resposta à declaração KSA, declarando como seus exemplos fornecem as habilidades necessárias para o trabalho.
Ser conciso. O empregador não está interessado em suas habilidades de redação criativa, portanto, reduza ao mínimo as complicações. Responda a cada KSA em linguagem simples, para que suas respostas sejam simples e fáceis de seguir. Há uma linha tênue entre responder a uma KSA completamente e soar como um fanfarrão pomposo; embora sua resposta deva ser tão longa quanto o necessário para responder completamente à pergunta, a maioria dos empregadores prefere que cada resposta caiba em uma página - e certamente não mais do que duas páginas.
Diga a eles o que eles querem ouvir. Você não precisa inventar exemplos, mas deve fornecer exemplos que demonstrem qualidades desejáveis em um funcionário. Por exemplo, ao responder às declarações KSA, escolha exemplos concretos que realcem suas habilidades de liderança, demonstrem sua criatividade e habilidades de resolução de problemas ou mostrem que você se sente confortável em trabalhar sob pressão. Você também deve escolher exemplos que sejam pertinentes ao cargo para o qual está se candidatando, mesmo que não sejam relacionados ao trabalho; trabalho voluntário, prêmios acadêmicos e outras fontes de experiência são um jogo justo.
Pense fora da caixa. Mesmo se você achar que não tem nenhuma experiência para satisfazer um certo KSA, não deixe em branco. Em vez disso, considere outras áreas de sua vida que podem ter lhe proporcionado as habilidades necessárias. Nem todo KSA deve ser respondido apenas com experiência de trabalho; treinamento, trabalho voluntário, estágios e projetos acadêmicos e prêmios também podem demonstrar que você atende aos requisitos do cargo. No mínimo, pense em exemplos relacionados e demonstre em sua resposta como eles se relacionam com aquele KSA específico.
Venda-se! Os KSAs dão a você a oportunidade de se diferenciar dos outros candidatos. Use esses documentos para vender suas melhores qualidades - e pintar as piores de uma forma mais agradável. Se suas respostas demonstrarem confiança em suas habilidades, é muito mais provável que um empregador acredite que você pode fazer o trabalho.
Edite, edite, edite! A maioria dos documentos profissionais requer edição e revisão para verificar se estão livres de erros. No entanto, ao contrário de outros documentos profissionais, suas respostas às declarações KSA têm muito a ver com eles: são sua única chance de uma boa primeira impressão. Portanto, você precisa se esforçar para ter certeza de que cada palavra está em seu lugar - sem erros de digitação, ortografia ou discrepâncias entre seu currículo e suas respostas KSA. Se o seu professor de inglês do ensino médio não tivesse ficado impressionado, o empregador também não!
Os KSAs têm um propósito: encontrar a melhor pessoa para o trabalho. Para escrever respostas bem-sucedidas, você precisa presumir que é a melhor pessoa. Tome seu tempo com cada resposta, escolhendo os melhores exemplos possíveis de seu conhecimento e experiência. Refine suas respostas até que brilhem. Com a quantidade certa de confiança e cuidado, suas respostas KSA abrirão portas que, de outra forma, permaneceriam fechadas.