Os psicólogos definem uma fobia como um medo forte e geralmente irracional de uma coisa ou conceito. Assim, uma pessoa com fobia ao compromisso tem uma forte aversão a entrar em um relacionamento de compromisso com outra pessoa. Felizmente, não é um sinal de alerta, mas uma combinação de vários que apontam para a condição em alguém que está interessado em namorar. Para saber quando você tem fobia de compromisso, procure esse conjunto de sinais.
Em primeiro lugar, saiba que quando você tem fobia de compromisso, ainda é possível conhecer pessoas incríveis e até mesmo encontrar um interesse amoroso. O problema surge quando você começa a se afastar de fazer uma conexão emocional na fase inicial de atração do relacionamento potencial.
Pessoa com fobia de compromisso
Você sabe que tem fobia de compromisso quando tenta ter um relacionamento real com uma pessoa especial que conheceu, mas termina com ela antes que as coisas comecem a ficar boas. Isso não é o mesmo que algumas pessoas chamam de "jogador", porque a pessoa com fobia de compromisso gostaria de fazer um relacionamento de verdade, mas teme o que aconteceria em vez de estar naquele relacionamento mais vários outros apenas para desfrutar o que ele ou ela pode obter de cada pessoa.
Você também sabe quando tem fobia de compromisso, porque seus amigos vão te dizer que grande combinação você faz com seu namorado, mas você termina no dia seguinte. A separação vem do medo da exclusividade, quer você tenha se machucado no passado ou nunca tenha aprendido a amar romanticamente. Após a separação, os amigos se perguntarão por que um casal tão bom não está mais namorando, e um amigo sábio que reconhece os sinais de fobia de compromisso em alguém recomendará aconselhamento para ajudar a descobrir por que você segue tais padrões de comportamento.
Você sabe que tem fobia de compromisso quando sente as faíscas por alguém e o amor é correspondido, mas corre a todo custo. Proteger seu coração nunca é sábio quando o amor verdadeiro está começando a florescer, pois se for para acontecer, o amor permanecerá. Um relacionamento exclusivo não é algo a temer, e aqueles que devem durar permanecem com você nos altos e baixos da vida, quando os parceiros no relacionamento aprendem a amar um ao outro pelo que realmente são e a crescerem um com o outro. Se você achar que tem fobia de compromisso, é sempre aconselhável se afastar da cena do namoro e procure aconselhamento até estar mais seguro de si mesmo. A confiança que você encontrará em superar o medo do compromisso atrairá muitos parceiros em potencial e tornará mais fácil para você encontrar o relacionamento que provavelmente ansiava durante o período de fobia de compromisso.