Como saber a diferença entre pulgas, carrapatos e ácaros
Pablo Maldonado Jr.
• 4 min de leitura
Se você tem um gato, deve estar atento a pulgas, carrapatos e ácaros que podem infectar seu animal de estimação. Isso afetará sua saúde, pois suga o sangue e os nutrientes do seu gato, além de causar irritações na pele. Isso também pode causar a queda do pelo. Um veterinário pode ajudá-lo a determinar se seu gato está infectado por pulgas, carrapatos ou ácaros e pode dar um remédio para removê-los de seu gato. Também é importante que você conheça os sintomas para que possa dar imediatamente a medicação ao seu gato, caso já tenha em casa, ou leve-o ao veterinário para atendimento imediato.
Aqui estão as etapas sobre como saber a diferença entre pulgas, carrapatos e ácaros.
Ácaros. Eles são comumente vistos na área da orelha do gato. A cor desses ácaros é marrom. Geralmente, eles se aglomeram no canal auditivo do gato, fazendo a orelha do gato coça e fica irritada. Isso pode causar alergia ao seu gato e até mesmo aos humanos. Se você vir seu gato tentando coçar a orelha e ele continuar movendo a cabeça como se estivesse tentando remover algo, verifique a orelha imediatamente porque há uma grande chance de que ele esteja infectado com ácaros. A coisa boa é que existem vários medicamentos que você pode comprar sem receita que ajudarão a tratar os ácaros em seu gato. Geralmente, eles precisam ser colocados na orelha do gato e penetrar na parte interna. Certifique-se de estar pronto cobrindo a orelha do seu gato, pois isso certamente moverá a cabeça e pode fazer com que o medicamento não alcance a parte interna da orelha.
Pulgas. As pulgas dos gatos são o tipo de pulga mais comum no mundo. Esses são parasitas externos que sugam o sangue de seu hospedeiro com as peças bucais perfurantes. A pulga fêmea põe ovos no gato e, uma vez chocados, as pulgas bebês usam o pelo do gato como abrigo e se alimentam de seu sangue. Se o gato for alérgico à saliva das pulgas, isso pode resultar em uma doença na pele chamada dermatite alérgica a pulgas. Seu gato também pode sofrer desidratação por causa do sangue e fluidos sugados por pulgas. Se vir que o seu gato está com queda de cabelo, tem manchas vermelhas na pele e fica lambendo ou coçando o pelo, é possível que tenha pulgas no corpo. Obtenha um white paper e esfregue nas costas do seu gato para verificar se ele realmente tem pulgas. Se você vir uma mancha avermelhada ou acastanhada no papel, significa que seu gato está infectado por pulgas. A cor avermelhada ou acastanhada é a sujeira da pulga. Vá ao seu veterinário imediatamente para tratar o seu gato.
Carrapatos. São como pulgas que também sugam sangue de seu hospedeiro. Eles geralmente ficam em gramíneas altas, onde esperam por seu hospedeiro. Depois que um hospedeiro passa, eles se transferem para o corpo do hospedeiro e começam a se alimentar de seu sangue. Seu gato pode pegar diferentes doenças de carrapatos, como febre Q, doença de Lyme e tularemia. Se o seu gato saiu de casa, é melhor sempre verificar se há carrapatos escovando o cabelo com um pente de dentes finos. Se você encontrar algum, remova-os imediatamente. Certifique-se de colocar suas luvas ao fazer isso.
Animal de estimação verificado regularmente
É melhor ter seu animal de estimação examinado regularmente por um veterinário para se certificar de que está saudável e livre de pulgas, carrapatos e ácaros.