É normal que as crianças que chegam à idade adulta comecem suas próprias vidas fora da casa dos pais. Há casos, porém, em que a criança precisa de mais tempo antes de começar sozinha. Se você é um pai que ainda tem um filho adulto morando com você, aqui estão algumas maneiras de manter um relacionamento harmonioso:
Linhas de comunicação abertas
Mantenha as linhas de comunicação abertas. Das tarefas domésticas simples às responsabilidades mais sérias, discuta-as abertamente com a família. Embora seu filho possa ser um adulto, ele ainda mora com você em sua casa, o que significa que ele ainda tem que seguir suas regras. Claro, você pode querer ser mais moderado nas regras da casa, mas seu filho tem que entender que ele tem que lavar sua própria roupa, por exemplo, e ajudar nas outras tarefas domésticas. Ele também deve estar disposto a compartilhar as responsabilidades financeiras, como dar uma parte para o pagamento de contas de luz e alimentação. Também deve haver um acordo de que ele pelo menos ligará ou enviará um SMS para saber se vai chegar tarde em casa ou se vai jantar fora.
Esteja disposto a se comprometer. Como você já está lidando com adultos, não pode mais impor regras como antes. Discuta assuntos sobre responsabilidade no lar de maneira amorosa e esteja disposto a fazer concessões. Pode ser que seu filho esteja economizando algum dinheiro para comprar sua própria casa em alguns meses, então ele não pode dar muito apoio monetário. Seu filho também deve compreender que precisa compartilhar de alguma forma.
Chamadas de telefone
Deixe mais espaço. Restrições de horários, ligações e visitas de seu filho podem ser o motivo de uma discussão. Dê a ele mais espaço para viver sua vida. É melhor conhecer seus amigos convidando-os, mas também concordar com os limites, como se eles não pudessem festejar a noite toda. Se você tem filhos mais novos, seu filho adulto deve entender que ele compartilha a responsabilidade de criá-los, uma vez que eles seguem seu exemplo, então, deixe-o entender que ele deve sempre dar um bom exemplo para seus irmãos.
Seja solidário. Seu filho deve ter planos para sua vida, portanto, mantenha a comunicação aberta e deixe-o contar a você sobre seus objetivos e o que tem feito para alcançá-los. Apoie seus esforços positivos. Ter um filho em casa pelo menos lhe dá mais paz de espírito, pois você sabe o que ele está fazendo e é capaz de orientá-lo por todo o lado.
Dê o exemplo. Embora você peça a seu filho adulto que seja um bom exemplo para os irmãos mais novos, é sua maior responsabilidade ser um bom exemplo para ele. Mantenha um bom relacionamento com seu cônjuge, pois seu filho adulto admira os pais em busca do casamento e da vida amorosa "ideais". Será bom se você puder discutir abertamente sobre relacionamentos, sobre suas lutas como marido e mulher e como vocês se saíram como pais.