Crie gráficos de tarefas para crianças: estabeleça tarefas de casa para crianças
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 4 min de leitura
Crie uma lista de tarefas para sua família
Os gráficos de tarefas são uma ótima maneira de lembrar seus filhos das tarefas que você espera que eles façam. Eles dão às crianças um lembrete visual de suas responsabilidades, são muito mais divertidos do que irritantes e permitem que você acompanhe suas realizações também! Então, como você cria um gráfico de tarefas? Essas dicas podem ajudar:
Primeiro, decida quais tarefas domésticas você vai atribuir a cada um de seus filhos. As tarefas devem ser apropriadas para a idade e nível de habilidade de cada criança. Por exemplo, uma criança de 3 anos pode fazer sua cama, pegar seus brinquedos e colocar a roupa lavada em um cesto. Crianças de 4 e 5 anos podem arrumar a mesa com itens inquebráveis, como talheres e guardanapos, ajudar a guardar roupas limpas e tirar o pó a seco. Quando estão na escola, as crianças podem realizar tarefas mais elaboradas, como varrer, cuidar dos animais de estimação, regar as plantas e esvaziar as latas de lixo.
Decida quantas tarefas cada criança terá por dia. Considere como as agendas de seus filhos estão cheias. Por exemplo, embora possa ser razoável pedir-lhes que façam as camas todos os dias antes da escola, você pode deixar tarefas domésticas maiores, como lavanderia, para os fins de semana, quando eles não têm dever de casa, práticas esportivas e outros compromissos importantes de tempo. Embora seja importante que as crianças participem das tarefas familiares, elas não devem ser um fardo.
Agora você está pronto para iniciar o gráfico de tarefas de seus filhos. Use um pedaço de papel, cartolina ou quadro branco para criar o gráfico das tarefas de seus filhos. Faça sete colunas, uma para cada dia da semana. Em seguida, faça uma linha para cada criança e coloque seus nomes nas linhas. Você pode encontrar gráficos prontos para impressão gratuitos online. Finalmente, em uma folha de papel separada, liste as tarefas que você gostaria de atribuir e com que frequência elas precisam ser realizadas; você deve colocar mais tarefas do que realmente vai atribuir para que possa dar às crianças algumas opções.
Finalmente, você está pronto para envolver toda a família. Reúna as crianças e diga-lhes que você está fazendo um gráfico de tarefas. Informe-os sobre suas expectativas em relação ao trabalho doméstico - por exemplo, que cada um terá uma tarefa por dia, cinco dias por semana.
Agora, peça a seus filhos que os ajudem a escolher as tarefas pelas quais gostariam de assumir a responsabilidade. Para itens em que não importa o dia em que seja feito, deixe que eles escolham o dia também! Claro, algumas coisas precisam ser feitas todos os dias (alimentar o cachorro) ou em um dia especial (colocar as latas de lixo no meio-fio para coleta), mas para outros trabalhos não importa quando é feito, então deixe seus filhos tem a sua opinião. Essas atribuições podem não parecer muito trabalho para você, mas seus filhos podem precisar de um pouco mais de inspiração. Deixar que eles opinem sobre parte da lista de tarefas ajudará.
Agora, a parte difícil é garantir que todos sigam o gráfico. Uma maneira de fazer isso é deixar seus filhos marcarem suas realizações e recompensá-los por fazerem suas tarefas de maneira consistente. As recompensas podem ser simples, como permitir que uma criança que fez todas as tarefas da semana escolha o cardápio do jantar nos fins de semana ou escolha um filme para assistir.