Para a maioria dos jovens casais com filhos autistas, uma das tarefas mais difíceis é manter a criança motivada. A barreira do idioma torna difícil para os casais se comunicarem com a criança. Embora alguns deles sejam altamente intelectuais, outros são mais lentos. Com esses casos, você pode usar esses quatro métodos para treinar e motivar seu filho autista.
Proporcione encontros variados. Muitos estudos sabem que as crianças autistas que estão mais expostas a novas tarefas, brinquedos, histórias, etc., tornam-se mais intelectuais e comportadas. Diz-se que essas crianças adoram explorar algo novo. Quando são apresentados a um, eles tendem a absorver o máximo de informação possível. Os efeitos dessa estratégia de variação também mostraram melhora nas habilidades de comunicação. Por ser capaz de se comunicar com facilidade, uma criança autista torna-se mais expressiva e mais compreendida. Isso resulta em um padrão de comportamento mais estável.
Forneça estímulos desejáveis. Um estímulo é qualquer coisa que provoque ação. Para ser capaz de fornecer um estímulo desejável para a criança autista, você deve primeiro determinar o que é desejável para a criança. Deve ser a criança quem escolhe os estímulos e mais ninguém. Algumas dessas crianças não conseguem comunicar com eficácia o que desejam, o que frustra os pais e a criança. Seria sensato registrar os estímulos desejados e seus sinais ou imagens correspondentes que foram usados para comunicá- los com eficácia.
Retorne o reforço positivo. Alguns especialistas acreditam que o reforço só deve ser fornecido quando a criança faz a ação certa. No entanto, desenvolvimentos mais recentes mostraram que quanto mais reforço você fornece à criança, mais rápido ela aprende a se comunicar. No entanto, essa estratégia exigirá mais atenção dos pais, uma vez que eles terão que ser consistentes com suas respostas. Quanto mais consistentes forem, menos confuso será para a criança.
Incentive diferentes fases do jogo. Os estágios da brincadeira são importantes para o desenvolvimento de todas as crianças, embora sua progressão com crianças autistas seja mais lenta. Primeiro, você deve ajudar seu filho a brincar solitariamente. Ao mostrar à criança que existem certos objetos que ela pode mover sozinha, a criança desenvolve a forma mais crua de independência. Isso permitirá que ele explore coisas novas e novas ideias à medida que envelhece.
O próximo estágio é o jogo paralelo. Quando uma criança brinca com outra criança, mas não interage exatamente com a outra, ela começa a perceber a existência de outras coisas e de outras pessoas. Isso significa que ele está exercitando sua percepção de outras coisas fora de seu círculo.
Fornece reforço positivo
Outra etapa é o jogo associativo. A brincadeira neste estágio se transforma em uma forma grosseira de interação social. Ao envolver a criança neste novo ambiente, ela começa a perceber uma estrutura que não é tangível. Fazer uma criança autista ver essa estrutura é uma das tarefas mais difíceis. Você deve fornecer reforço positivo tanto quanto possível para ajudar a criança a desenvolver uma percepção social.
O último estágio do jogo é o jogo cooperativo. É nessa fase que a criança pode ter desenvolvido uma percepção mais forte de como a sociedade funciona. Ele será capaz de integrar comportamentos socialmente aceitáveis com suas ações.
Usando esses quatro princípios básicos, espero que você seja capaz de motivar seu filho de maneira adequada.