A maconha é uma droga, assim como a nicotina e o álcool. Como outras drogas, deve ser evitado durante a gravidez e também durante a amamentação. Os poucos estudos que foram feitos sobre a maconha e a amamentação indicam que o ingrediente ativo (THC) da maconha passa para o bebê através do leite materno. O uso de um pouco de maconha parece afetar apenas um pouco o bebê. No entanto, o THC se acumula na corrente sanguínea, então quanto mais você fuma, mais o seu bebê o pega através do leite materno.
Estrutura da célula cerebral
Existem poucas pesquisas sobre o impacto que a maconha pode ter em seu bebê. No entanto, alguns estudos mostram que animais recém-nascidos expostos à maconha por meio do leite materno apresentam alterações na estrutura das células cerebrais. Além disso, os bebês expostos à maconha podem ter atrasos no desenvolvimento, ficar nervosos e / ou sonolentos. Bebês expostos à maconha no leite materno podem estar com muito sono para sugar e obter comida suficiente, para acordar para mamar ou mesmo para terminar a mamada. Além disso, a maconha parece diminuir o suprimento de leite materno.
Mesmo se você decidir não amamentar e fumar maconha perto de seu bebê, ele obterá o ingrediente ativo da maconha através do fumo passivo. Além disso, você pode não atender às necessidades do seu bebê tão rapidamente se estiver 'chapado'. Como os efeitos da maconha no leite materno não foram determinados, a maconha deve ser evitada durante a amamentação. Se você está fumando maconha para lidar com a maternidade, por favor, procure ajuda. As dicas a seguir o ajudarão a evitar a maconha durante a amamentação.
- Pense em seu bebê. Você pode não se importar se fica 'chapado' ou se experimenta efeitos colaterais da maconha, mas seu bebê não tem essa escolha. Ao amamentar e fumar maconha, você pode causar sérios danos ao seu bebê.
- Mude seu estilo de vida. Se seus amigos, familiares ou parceiro fumam maconha, peça-lhes que a levem para outro lugar. Faça da sua casa um prédio para não fumantes. Se você se preocupa em ficar sozinha, pense em juntar-se a um grupo de mães para conversar e conversar com amigos até o bebê crescer.
- Obtenha ajuda profissional. Se você está tendo problemas para não fumar maconha, procure ajuda. Ligue para uma linha de ajuda para medicamentos, fale com seu médico, encontre uma clínica de reabilitação ou fale com um conselheiro.
- Lembre-se de que a maconha não causa dependência física. Se você parar de fumar, não deverá ter os sintomas de abstinência comuns no álcool, nicotina e até mesmo no vício da cafeína. No entanto, a maconha parece ser psicologicamente viciante, por isso, se você tiver problemas para parar de fumar, pode procurar ajuda profissional.