Em um ultrassom típico de gravidez, as ondas sonoras são usadas para projetar uma imagem do feto em um monitor. Os ultrassons são usados por vários motivos. Eles são freqüentemente usados para determinar a evidência de uma gravidez precoce e podem ser usados para descartar quaisquer problemas que o sangramento vaginal ou outros sintomas possam indicar. Os ultrassons são comumente usados para determinar a idade gestacional do bebê. Gravidezes múltiplas também podem ser detectadas em uma ultrassonografia. Embora a bexiga cheia possa ser necessária para obter a melhor visualização do feto, não há outro desconforto para a gestante ou para o bebê durante este procedimento. Um dos métodos de ultrassom para gravidez mais comuns é o ultrassom Doppler. A maioria dos médicos normalmente interpreta uma ultrassonografia de gravidez usando os seguintes métodos:
Medição da coroa à nádega do bebê Geralmente é realizada no segundo ou terceiro mês do desenvolvimento fetal para estimar a idade do bebê.
O diâmetro biparietal da idade gestacional do bebê às vezes é estimado usando este método de medição do diâmetro entre os dois lados da cabeça do bebê em algum ponto por volta da 13ª semana de desenvolvimento.
Medidas do fêmur Esta é outra forma de medir a idade gestacional. Medir o osso mais longo do corpo pode dar uma estimativa, e isso geralmente é feito em torno da 14 ª semana de desenvolvimento.
Medição abdominal Medir a circunferência do abdômen de um bebê é uma forma de determinar o tamanho e o peso fetal nos últimos meses de gravidez.
Anormalidades cromossômicas Os ultrassons da gravidez também são usados para diagnosticar problemas fetais, como hidrocefalia, espinha bífida, anencefalia, defeitos cardíacos congênitos, fenda palatina e / ou lábios e síndrome de Down.
Procedimentos diagnósticos Os ultrassons da gravidez podem ser usados para auxiliar nos procedimentos diagnósticos, como amniocentese, biópsia de vilo corial e terapia fetal.
Problemas da placenta Os ultrassons da gravidez também podem ser usados para interpretar a localização e a condição da placenta. Condições como essas incluem placenta prévia, que ocorre quando a placenta está próxima ao colo do útero e pode causar sangramento vaginal, hidropisia fetal e retardo do crescimento intrauterino.
Gravidez múltipla Quando uma gravidez múltipla é descoberta, um ultrassom da gravidez pode ser usado para determinar o tamanho e a localização dos bebês, bem como qualquer evidência de retardo de crescimento e transfusões de gêmeos.
Problemas de útero e pélvicos Os ultrassons da gravidez também são usados no diagnóstico de problemas no útero e / ou na área pélvica.
Movimentos e posição do bebê Muitos médicos também usam ultrassons durante a gravidez para avaliar os movimentos e a posição do bebê dentro do útero.
Dicas rápidas:
Pergunte ao seu médico quando ele deseja marcar ultrassons durante a gravidez.
Os ultrassons são usados por vários motivos, incluindo a estimativa da idade gestacional.