Sintomas comuns e cuidados a serem tomados durante a gravidez.
A gravidez é um momento de orgulho para qualquer mulher e nunca deve ser vista como um fardo nem aceita com relutância. Sem dúvida, a mulher grávida tem que passar por uma experiência totalmente nova em sua vida e pode haver vários problemas em uma primípara (a senhora que vai dar à luz pela primeira vez), mas em uma multípara, os problemas não são nem um pouco nova nem perturbadora, pela simples razão de que ela agora é uma senhora experiente que pode resistir a qualquer tempestade.
Sintomas comuns de gravidez:
Interrupção do fluxo menstrual - Em termos médicos, esta situação é conhecida como Amenorréia. A causa mais comum de amenorreia é a gravidez, mas também pode ocorrer devido a alguns outros motivos. Assim, a falta de menstruação não deve ser considerada um sinal absoluto de gravidez, mas apenas uma indicação bruta. Em casos excepcionais, os períodos de luz podem estar presentes até mesmo até o sexto mês ou, em casos raros, podem ocorrer durante a gravidez.
Endurecimento dos mamilos e mudança na cor deles e na área ao redor dos mamilos (aréola) - No início da gravidez, a mama pode se tornar bastante protuberante e dolorida ao toque. Além disso, a área ao redor dos mamilos parece mais escura e pode se tornar sensível e sensível. Isso ocorre principalmente porque, quando você engravida, ocorre um influxo repentino de hormônios especiais na mama que preparam o corpo para a produção de leite.
Vômitos ocasionais (embora raros) e náuseas (bastante comuns) - Esta é a forma mais tradicional de suspeitar de gravidez, mas é o sentimento intuitivo especial das mulheres que pode distinguir claramente entre tais vômitos e os devido a qualquer outro motivo. A náusea ocorre principalmente pela manhã, quando se bebe um café ou se come algo com o estômago vazio. Isso também é conhecido como enjôo matinal, embora algumas mulheres possam sentir náuseas à tarde ou mesmo o dia todo. A náusea geralmente ocorre devido aos baixos níveis de açúcar no sangue.
Micção frequente - você pode sentir vontade de urinar com mais frequência do que antes, embora possa eliminar apenas uma pequena quantidade em cada uma de suas visitas ao banheiro. A razão provável é que o útero inchado exerce mais pressão sobre a bexiga, o que resulta em tal atividade. Este sinal de gravidez pode aparecer na primeira semana após a concepção e pode durar até o último mês.
Dor nas costas e lombos - geralmente ocorre dor forte na parte inferior das costas durante a gravidez, devido à mudança no peso corporal e na postura. Também pode ocorrer devido à falta de sono profundo e algumas alterações hormonais no corpo. Um travesseiro de maternidade é de grande ajuda para superar essa dor.
Tontura e dor de cabeça - às vezes, a tontura pode ser acompanhada por desmaios. Devido às mudanças que ocorrem no corpo durante a gravidez, você pode sentir tontura ao subir escadas, ficar em uma fila ou em um local lotado. O inchaço do útero faz com que as artérias da perna se comprimam, o que pode baixar a pressão arterial e causar tonturas.
Desejo de comida e sabores estranhos - Não há nenhuma razão científica conhecida para esse desejo durante a gravidez, mas acredita-se que seja a resposta do corpo a certas deficiências minerais. Cada mulher pode sentir desejo por um alimento diferente, mas se o alimento for de baixo valor nutricional e alto teor calórico, deve ser evitado.
Todos os sintomas acima podem não ser experimentados todos juntos, mas se a maioria deles estiver presente, pode-se suspeitar de gravidez. Assim que você suspeitar de gravidez, deve procurar imediatamente uma confirmação médica. Uma variedade de testes estão disponíveis para esse fim, sendo os mais comuns o teste de sangue, o teste de urina e o exame interno. Ao receber o resultado positivo, você pode divulgar e começar a se preparar para receber um recém-nascido saudável.
Dicas rápidas:
A interrupção do fluxo menstrual não é uma indicação firme de gravidez.
Os check-ups periódicos são extremamente importantes durante a gravidez.
A confirmação médica deve ser obtida após suspeitar de gravidez.