Provavelmente, se você está lendo isto, você é um pai curioso sobre o que seu filho adolescente está fazendo quando sai com sua namorada. Em primeiro lugar, não se preocupe; não é tão ruim quanto pode parecer na televisão. No entanto, o cenário de namoro para adolescentes mudou drasticamente desde que você era criança. Continue lendo para descobrir como descobrir o que está acontecendo nesse mundo louco de namoro adolescente.
Converse com seus filhos: pode parecer uma tarefa difícil, especialmente porque os adolescentes tendem a se comunicar com grunhidos monossilábicos de uma palavra, mas a melhor maneira de aprender sobre namoro adolescente é conversar com seu filho sobre isso.
Pergunte a ele o que significa quando ele sai com sua cara-metade. Explique que você não está tentando se intrometer na vida social dele, mas apenas quer entender melhor o que ele está fazendo.
Esteja pronto para suas perguntas. Dependendo da idade do seu filho e da região do país, gírias comuns como "namorar" e "namorar" significam coisas completamente diferentes. Pergunte a seu filho o que significam para ele.
Converse com outros pais: conversando com outros pais que estão na mesma situação que você, você provavelmente conseguirá entender um pouco mais o mundo do namoro adolescente.
Utilize seus recursos: se você está genuinamente preocupado com a vida social de seu filho, existem maneiras de descobrir o que ele está fazendo. A maioria dos adolescentes hoje tem páginas no Facebook ou no MySpace que você pode acessar criando sua própria conta. Embora seja uma pequena invasão de privacidade, não é extremo, pois eles estão postando suas idéias e comentários em um fórum público na Internet.
Lembre-se de como era estar no lugar deles: lembre-se de quando você era adolescente e de como ficava irritado com seus pais por tentarem entender sua vida social. Estabeleça uma confiança sólida com seu filho e abra linhas de comunicação e ele se sentirá à vontade para falar com você sobre o que está fazendo.
Algumas coisas importantes para lembrar:
No ensino médio, as crianças tendem a sair em encontros em grupo onde há algum aperto de mão e talvez alguns beijos leves. Ter um namorado ou namorada é mais uma declaração do que qualquer outra coisa.
No colégio, as coisas podem ficar muito complicadas. Alguns adolescentes iniciam seu primeiro relacionamento real, que evolui para um primeiro amor. Certifique-se de não menosprezar os sentimentos de seu filho, pois ele não desejará compartilhar nenhuma informação com você. Encontros cara a cara são mais comuns e os adolescentes podem levar as coisas a um nível sexual adulto. Certifique-se de conversar com seu filho sobre o que é ou não apropriado aos seus olhos (de uma forma não ameaçadora). Certifique-se de que ele ou ela saiba que namorar não é igual a sexo.
Se você está curioso sobre os termos que ouviu seu filho usar, mas não quer perguntar o que significam, verifique o Urbandictionary. Ele contém definições fornecidas pelos adolescentes que o ajudarão a compreender a psique de seu filho.
Se você confia em seu filho adolescente e não tenta impedi-lo de entrar no cenário do namoro, é menos provável que ele se rebele e cometa erros estúpidos para irritá-lo. A comunicação aberta e honesta é a chave para aprender sobre namoro adolescente.
Dicas rápidas:
Seja honesto com seu filho adolescente sobre seu interesse pela vida social dele.
Comunique-se claramente e faça perguntas específicas.