Escolher um provedor de cuidados infantis é uma das decisões mais importantes que os pais trabalhadores devem tomar. Não é incomum as crianças ficarem mais de quarenta horas na creche por semana, então os pais devem se sentir confortáveis sabendo que seu filho está em boas mãos. Se você tem um bebê a caminho, está voltando ao trabalho após algum tempo de folga ou precisa mudar de provedor de cuidados infantis, há uma série de coisas a considerar que devem ajudá-lo a tomar a decisão que é melhor para você: Decidir sobre o tipo de situação que você vê funcionar melhor para sua família. Os quatro cenários mais comuns de cuidado infantil são:
Provedor da família: Contratar um membro da sua família para cuidar do seu filho é uma possibilidade.
Prós: você já conhece o provedor, portanto está familiarizado com seus pontos fortes e fracos. Além disso, você pode ter certeza de que seu filho estará em um ambiente amoroso.
Contras: se surgir uma situação com a qual você não se sinta confortável, pode ser um pouco estranho expressar suas preocupações a um membro da família. Por exemplo, se o cuidador permite que seu filho assista mais televisão do que você gostaria ou é menos consciencioso do que você em relação a uma dieta saudável, você pode ter dificuldade em dizer a ele que gostaria que as coisas fossem diferentes.
Babá particular: uma babá particular trabalha para uma família de cada vez.
Prós: o cuidado individual da babá garante que seu filho receba bastante atenção e permite que ele estabeleça um vínculo estreito com o provedor. Além disso, algumas babás estão dispostas a fazer tarefas domésticas leves.
Contras: os cuidados da babá costumam ser muito caros e, se a babá trabalhar em sua casa, ela é legalmente considerada sua funcionária. Como seu funcionário, você é obrigado por lei a reter todos os impostos necessários de seu salário. Além disso, a menos que sua babá leve seu filho para passeios e jogos regulares, ele ou ela pode ter dificuldade em desenvolver habilidades sociais.
Creche: as creches são licenciadas e regulamentadas por cada estado e cuidam de um grande número de crianças.
Prós: Os professores em creches geralmente precisam ter pelo menos alguma educação continuada na primeira infância, para que estejam familiarizados com as ideias mais recentes sobre o desenvolvimento infantil. Além disso, crianças mais velhas em creches costumam ter a oportunidade de participar de passeios e excursões.
Contras: os irmãos normalmente não conseguem interagir durante o dia, pois a maioria das creches divide as crianças em grupos de acordo com a idade. Além disso, os centros normalmente têm uma taxa de rotatividade de funcionários bastante alta, por isso pode ser difícil para seu filho formar um vínculo duradouro com seu cuidador.
Creche domiciliar: em uma creche domiciliar, o provedor cuida de várias crianças em sua casa.
Prós: uma vez que o tamanho do grupo é normalmente bastante pequeno, um provedor de creche domiciliar pode dar atenção suficiente a cada criança. Além disso, muitos provedores de serviços domésticos levam as crianças desde o recém-nascido até a idade escolar, de modo que seu filho terá muitos anos de cuidados constantes. A creche domiciliar costuma ser a opção profissional mais acessível para creches.
Contras: Os provedores de creche domiciliar geralmente trabalham sozinhos, então os pais devem ser capazes de fazer arranjos para cuidados alternativos para acomodar as férias do cuidador e o tempo de doença. Além disso, como os regulamentos de licenciamento variam drasticamente, há uma grande variação nas capacidades de cuidador para cuidador.
Depois de restringir o tipo de atendimento que está procurando, peça a amigos e parentes recomendações de cuidadores. A formação e currículo mais impressionantes não podem ser comparados aos depoimentos em primeira mão.
Cuidado:
Certifique-se de que o responsável pelo seu filho é certificado em RCP.
Verifique a segurança no local. A área de cuidados infantis deve ter um extintor de incêndio e um kit de primeiros socorros à mão. Além disso, todas as tomadas devem ser cobertas.
Dicas rápidas:
Peça referências - e verifique-as!
Confie nos seus instintos. Certifique-se de ter um bom sentimento em relação ao cuidador de seu filho.