É bastante alarmante que, por mais jovens que sejam, muitas crianças estejam levando uma vida sedentária. Isso é muito comum nesta idade, quando as crianças estão mais sintonizadas na TV e no computador. Mas, como pai responsável, é seu dever expor seus filhos a jogos internos e externos, que não apenas melhoram suas habilidades motoras, mas também melhoram seu bem-estar mental e emocional. Você tem muitas opções no que diz respeito aos jogos, mas deve ter cuidado ao escolher um jogo para crianças. Aqui estão alguns lembretes.
Considere a idade. O jogo que você deve escolher deve ser adequado principalmente à idade de seus filhos. Um jogo adequado à idade garante a atenção, a participação total e a diversão de seus filhos. Se você tem crianças pequenas, por exemplo, escolha o jogo que envolve exercícios motores. As crianças em idade pré-escolar, por outro lado, estão mais interessadas em jogos que incluam artes, cores, números e letras.
Priorize a segurança. Não escolha um jogo só porque parece divertido. Lembre-se de que sua prioridade número um ainda é a segurança de seus filhos. Se você tem crianças, nunca brinque de jogos que envolvam o trabalho com pequenos objetos, pois eles podem causar sufocamento. Se você precisar de adereços, escolha aqueles que são grandes o suficiente e não são quimicamente perigosos. Onde jogar o jogo também é importante. Escolha um lugar grande se for fazer muitas atividades físicas e de corrida. Não deve haver peças quebráveis, buracos abertos ou espaços minúsculos onde as crianças possam se espremer. Os parques são bons, mas certifique-se de que estão longe de estradas onde os carros que se aproximam são um perigo potencial.
Desafie a criatividade das crianças. Além de melhorar o bem-estar físico das crianças, as brincadeiras também devem ter como objetivo aumentar a criatividade das crianças. Você pode, por exemplo, fazer jogos que envolvam artesanato, pintura e desenho. Isso irá desenvolver a criatividade e o apreço pelas artes desde a infância.
Dê muita importância ao aprendizado. Muitos jogos foram criados para integrar o aprendizado. Existem, por exemplo, jogos que se concentram na identificação de cores, nomenclatura de formas, alfabeto e problemas matemáticos. Para as crianças mais novas, os jogos que desenvolvem a coordenação corporal e os sentidos são boas escolhas. As crianças mais velhas, por outro lado, irão gostar de xadrez e outros jogos de tabuleiro. A diversão é a razão dos jogos, mas você pode utilizá-los para promover o desenvolvimento holístico de seus filhos.
Fique longe de jogos violentos. Nunca permita jogos que envolvam violência. Atenha-se aos jogos que sejam saudáveis, limpos e que promovam o espírito esportivo. Se você tem filhos mais velhos que são fascinados por videogames e jogos de computador, certifique-se de que os jogos que eles estão jogando não sejam violentos e não tenham nenhuma referência a drogas, sexo e atividades ilícitas.
Reserve um dia para brincar com as crianças. Esta não será apenas uma boa atividade de vínculo, mas você também poderá ter uma ideia melhor de como seus filhos estão progredindo. Faça desta uma atividade familiar regular, um dia pelo qual todos vocês estarão ansiosos.