Como encontrar gráficos de crescimento infantil: crescimento e desenvolvimento infantil?
Pablo Maldonado Jr.
• 5 min de leitura
Obtenha dicas sobre gráficos de crescimento para crianças
Uma preocupação comum dos pais é se seus filhos estão crescendo no ritmo adequado. Um meio de determinar isso é usando gráficos de crescimento de bebês e crianças utilizados por pediatras e derivados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O crescimento do seu filho é monitorado na forma de curvas percentuais que o comparam com o crescimento de outras crianças da Europa da mesma idade. Esses gráficos e curvas percentuais são criados a partir de informações coletadas pela Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição.
Os gráficos de crescimento infantil são usados para medir uma criança desde o nascimento até a adolescência. Se você deseja monitorar o desenvolvimento infantil, um desses gráficos é um ótimo lugar para começar. Existem diferentes tipos de gráficos disponíveis que medem diferentes formas de crescimento. Portanto, é importante encontrar o correto para seu filho. Os fatores que influenciam a seleção são apresentados a seguir.
Gênero da criança: À medida que homens e mulheres crescem em taxas diferentes, existem gráficos diferentes que medem uma variedade de aspectos com base no sexo da criança. Assim, o primeiro passo é encontrar gráficos que atendam ao sexo específico de seu filho (ou seja, menino ou menina).
Idade da criança: as crianças crescem mais rapidamente durante os primeiros 36 meses. É por isso que existe um gráfico diferente para um bebê do nascimento aos 36 meses e outro gráfico para crianças de 2 a 20 anos de idade. Em alguns casos, pode haver um gráfico especial para pré-escolares de 2 a 5 anos. Certifique-se de escolher a versão mais apropriada para a idade de seu filho.
Percentil: os percentis são usados para medir o crescimento de uma criança, atribuindo-lhe uma classificação que mostra a sua posição como uma percentagem maior ou igual à população estudada na Europa. Em outras palavras, mostra a posição do seu filho na forma de uma porcentagem em comparação com outras crianças na Europa. Exemplo: se um menino tem 2 anos e está no 75º percentil no gráfico de crescimento comprimento para a idade, isso significa que a altura de seu filho é maior ou igual a 75 por cento da população estudada de meninos de 2 anos. Existem vários gráficos que medem certos percentis. Certifique-se de escolher aquele que está mais próximo de mostrar o percentil de seu filho.
Comprimento por idade: para determinar o crescimento de seu filho em altura com base em sua idade, use um gráfico de comprimento por idade.
Peso para idade: para calcular o crescimento de seu filho em termos de peso em uma determinada idade, use um gráfico de peso para idade.
Peso para estatura: Outra forma de medir o crescimento em uma certa idade é comparando o peso de seu filho com base em sua altura. Para isso, um gráfico de peso por comprimento é ideal. Se o seu filho é um pré-escolar com idade entre 2 e 5 anos, você pode usar um gráfico especial de peso para estatura que atenda a essa faixa etária específica.
Circunferência da cabeça para a idade: o crescimento do cérebro de uma criança é determinado pelo tamanho de seu crânio. Use um gráfico de perímetro cefálico por idade para determinar se o cérebro de seu filho está crescendo adequadamente com a idade dela.
Índice de massa corporal para a idade: Use um gráfico de índice de massa corporal (IMC) para determinar quanta gordura corporal seu filho tem, estabelecendo assim se ele está acima do peso. O Índice de Massa Corporal (IMC) é derivado das medidas de peso e altura da população de referência em uma determinada idade. Observe que esta medida de estatura é usada para crianças a partir de 2 anos.
População especializada: Alguns bebês têm peso muito baixo ao nascer (VLBH), enquanto há outros cujo crescimento é afetado devido a certas condições de saúde. Para essas crianças, existem gráficos especializados usados para medir seu crescimento de acordo.
Amamentado versus alimentado com fórmula: Os gráficos de crescimento e desenvolvimento infantil do CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças) são derivados de uma população que inclui bebês alimentados com leite materno e alimentados com fórmula; no entanto, tenha em mente que bebês alimentados exclusivamente com leite materno tendem a ganhar peso rapidamente nos primeiros 2 a 3 meses e, então, pesar menos dos 6 aos 12 meses de idade, em comparação com bebês alimentados com fórmula. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde está trabalhando na criação de gráficos de crescimento para bebês amamentados somente, embora existam gráficos preliminares disponíveis a partir de dados coletados pela Organização Mundial da Saúde Grupo de Trabalho publicado em "Uma avaliação do crescimento infantil: um resumo das análises realizadas em preparação para o Comitê de Especialistas da OMS sobre 'Estado Físico: o uso e interpretação da antropometria'" (Doc WHO / NUT / 94,8. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 1994). Esses gráficos são baseados em 226 bebês amamentados por pelo menos 12 meses de idade e com introdução de alimentos sólidos aos 4 meses de idade. Observe que esses gráficos são apenas resultados de pesquisas e não devem ser considerados na tomada de decisões médicas.
Se você está interessado no crescimento e desenvolvimento infantil, obter um gráfico de crescimento é uma ótima idéia. Com o gráfico apropriado disponível no consultório do pediatra ou nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, você pode monitorar com precisão o crescimento do seu filho desde o nascimento até os 20 anos de idade.