O Índice de Massa Corporal ou IMC, como é mais universalmente conhecido, é o cálculo da massa corporal dada uma relação entre altura e peso e fornece uma indicação se uma pessoa está acima do peso ou abaixo do peso ou se tem o peso certo em comparação com a altura da pessoa. A fórmula pode ser aplicada a homens e mulheres e ser medida em escalas métricas e padrão. O IMC simplesmente definido é o resultado do seu peso dividido pelo quadrado da sua altura em qualquer escala de medição.
Obtenha uma leitura precisa de sua altura e peso usando uma régua, uma balança e uma caneta, papel e calculadora para o cálculo do IMC.
Se você estiver usando a escala métrica de medição, converta sua altura em centímetros e o peso em quilogramas.
Divida o peso pelo quadrado da altura medida.
Para a medição da escala padrão, converta seu peso em libras e a altura em polegadas.
Use a mesma fórmula da escala métrica - peso / quadrado da altura e multiplique o resultado por 703 para chegar ao seu IMC.
Valores de IMC na faixa de 18,50 - 24,9 são considerados a relação altura / peso ideal; abaixo de 18,50 está abaixo do peso; 25-29,9 está acima do peso e 30 e acima é obeso.
O IMC é um bom, mas não o melhor ou perfeito indicador de como você é saudável e livre de riscos de doenças ou enfermidades crônicas.
Há chances de que o cálculo acima para o IMC subestime ou superestime sua massa corporal, pois não há distinção entre massa muscular e gordura.
Pessoas atléticas e muito ativas terão uma relação músculo-gordura mais alta, o que significa que um IMC alto para essas pessoas não é exatamente um indicador de saúde debilitada.
O tipo ou forma corporal também é um fator que não é levado em consideração no cálculo do IMC. Uma estrutura esquelética maior ou mais ampla ou ossos pesados podem ser a verdadeira razão para o IMC alto, em oposição à gordura real.
É sempre melhor usar o IMC como um indicador relacionado junto com alguns outros fatores para obter uma leitura mais precisa de quanta gordura você está carregando e se você está exposto a riscos significativos para a saúde.
Com o IMC, também considere a circunferência da cintura e os fatores de risco que são responsáveis pela obesidade ou problemas de saúde. Alternativamente, você pode obter uma leitura do conteúdo exato de gordura em seu corpo usando a 'dobra cutânea' ou uma análise de impedância bioelétrica (BIA). Os últimos são indicadores melhores do que o IMC.
Fatores de risco comprovados em termos de saúde
Para descobrir o quanto você está em risco usando seu IMC e medição da circunferência da cintura e fazendo uma comparação com uma lista de fatores de risco comprovados em termos de saúde, você pode ter uma boa ideia em qual categoria se enquadra.
A escolha de levar um estilo de vida saudável é algo que é deixado inteiramente para o indivíduo. Se você está interessado em levar uma vida saudável, pode começar com um cálculo simples, como o IMC, que lhe dará uma boa ideia de quão saudável você é e a categoria de risco em que se enquadra quando o IMC é combinado com outros dados relevantes fatores.