Como ajudar seu filho com TDAH a se concentrar nos trabalhos escolares?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 4 min de leitura
TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno de personalidade que manifesta sintomas cunhados pelo próprio termo comportamento hiperativo e incapacidade de prestar atenção na escola e em casa. A pesquisa mostra que as crianças com TDAH não têm produtos químicos suficientes nas áreas do cérebro responsáveis pela organização do pensamento. Assim, eles exibem pensamentos e ações desorganizados. Eles podem ser facilmente distraídos, tendem a ter mudanças de humor e, muitas vezes, temperamento explosivo. Eles também falam demais e às vezes podem ser irritantes devido ao seu comportamento indisciplinado.
Se seu filho tem TDAH, tenha a mente aberta para enfrentar e melhorar sua situação. Alguns pais tendem a desconsiderar esses comportamentos como um estágio típico da infância. Alguns também podem ser muito defensivos quando professores, vizinhos e colegas reclamam do comportamento da criança. A situação da criança só pode piorar se os sintomas não forem tratados adequadamente.
Faça as coisas funcionarem
Abaixo estão algumas dicas para ajudar seu filho a lidar com a situação. Alguns deles podem exigir muito trabalho árduo e paciência de sua parte. Você precisa ter dedicação e comprometimento suficientes para fazer as coisas funcionarem para você e seu filho. Para que seu filho se concentre nas tarefas escolares, você precisa começar a trabalhar em casa para incutir disciplina e comportamentos positivos.
Defina uma rotina diária. Cada tarefa deve ser agendada de maneira factível, como comer, brincar, tomar banho e sim tão simples como escovar os dentes. Você pode improvisar um gráfico indicando a programação para cada tarefa. O gráfico mostra a imagem de um relógio apontado para a hora programada e a imagem da tarefa que precisa ser realizada. Você pode até ir mais longe colando fotos ampliadas dele / dela fazendo as tarefas. Certifique-se de seguir a programação todos os dias, pois qualquer distração pode ser incompreensível para a criança, sobrecarregando seu padrão organizado.
Tarefas domésticas simples
Crie regras relacionadas à casa e à escola. As regras são úteis para crianças com TDAH porque as regras lhes dão uma estrutura a seguir. Para eles, essas regras são preto e branco. Se você fizer isso, esse será o resultado. Explique a eles adequadamente e, se possível, você também pode criar um gráfico para isso. Seja rigoroso na implementação dessas regras, mas não seja muito duro com as consequências, pois isso pode traumatizar a criança. Como consequência, as tarefas domésticas simples servirão para quebrar uma regra, por exemplo, não cumprir as tarefas a tempo.
Consulte um profissional. Os casos de TDAH diferem no sentido de que algumas crianças podem ser caracterizadas como tendo níveis excepcionalmente baixos de TDAH, médios e excepcionalmente altos. As crianças de alto nível provavelmente precisariam de medicamentos. A dieta da criança também pode afetar o comportamento da criança, dependendo do conteúdo mineral do alimento. É melhor consultar um especialista para descobrir as necessidades especiais de seu filho.
Dê um tapinha nas costas do seu filho. Cumprimentar ou recompensar o bom comportamento é uma ferramenta útil para que seus filhos se lembrem melhor da realização realizada, por exemplo, passar em um teste. Uma experiência associada a uma emoção positiva provavelmente ficará retida na memória da criança.
Mantenha um diário do progresso de seu filho. Escreva um relatório de progresso escolar semanal ou mensal de seu filho. Faça uma reunião regular de consulta com seu professor. Certifique-se de que o professor é capaz de cuidar de uma criança com TDAH dentro das instalações da sala de aula, por exemplo, dando intervalos regulares.
Por último, nunca perca de vista seu objetivo. Você quer o melhor para seu filho. Sacrifícios devem ser feitos para alcançar a melhora na condição de seu filho. Lembre-se de manter expectativas razoáveis. Na verdade, é verdade ir devagar, mas com segurança. Tudo de bom.