O medo do palco pode afetar a todos, e não menos importante o seu filho. Seu filho pode estar prestes a se apresentar no palco e está bem ensaiado para suas falas e ações, mas o problema parece ser sua tendência a ficar ansioso para subir no palco. Sinta-se encorajado pelo fato de que existem muitas maneiras de ajudá-lo a lidar com a situação. Leia algumas dicas excelentes:
Visite o palco com seu filho. Uma das melhores maneiras de ajudar seu filho é dizer a ele o que você deve esperar. Provavelmente, eles já tiveram ensaios de palco, mas se possível, vá lá apenas com seu filho por volta da mesma hora da apresentação (digamos que a apresentação esteja marcada para as 18h de uma sexta-feira, você pode ir às 18h no Segunda-feira). Você pode se preparar para a visita da mesma forma que faria para a apresentação.
Ajude seu filho a visualizar seu desempenho. Uma vez no palco, incentive seu filho a visualizar o público e se imaginar realizando todo o seu ato diante deles. Saiba que muitos performers e até atletas visualizam toda a sua rotina, pois descobrem que isso os torna mais capazes de colocá-la em prática.
Incentive seu filho constantemente. É muito importante que seu filho saiba que tem seu amor e apoio incondicional. Deixe-o confiar em sua habilidade de atuar e deixe-o animado por ser um ator no palco. Dessa forma, sua ansiedade em se apresentar poderia ser superada por seu entusiasmo em dar o melhor de si.
Ensine-lhe algumas técnicas de relaxamento. Uma maneira prática de ajudar seu filho a superar o medo do palco é deixá-lo saber o que fazer se sentir um ataque de ansiedade tomando conta dele. Algumas dessas técnicas incluem fazer uma pausa para fechar os olhos e contar até dez e respirar profundamente por cerca de cinco vezes. Diga a ele que um pequeno atraso na entrega de suas falas geralmente não é perceptível e pode até funcionar para adicionar um efeito dramático à sua apresentação. O importante é deixá-lo saber que há coisas que ele pode fazer se sentir que um ataque está se aproximando.
Deixe-o assistir outros performers em ação. Você pode ir com seu filho assistir a algumas peças, de preferência aquelas que são encenadas por outras crianças da idade dele. Dessa forma, ele pode ter certeza de que atuar no palco é certamente viável. Você também pode falar sobre a performance depois e pedir sua opinião sobre como ele teria atuado certas partes se fosse ele no palco. Dessa forma, ele se sentiria de uma forma que também é capaz de agir como a criança performer.
Deixe-o saber que todos cometem erros. É importante que seu filho perceba que é normal que as pessoas cometam erros. Se isso acontecer, você pode pensar em maneiras de ele encobrir seus erros no palco: se ele tropeçar, por exemplo, pode se levantar novamente com um floreio; ou se esquecer suas falas, poderia improvisar um pouco até voltar ao ritmo das coisas. Novamente, o importante aqui é que ele antecipe o que pode acontecer e como gerenciá-lo.
Valiosa experiência de aprendizagem
E se ele cometer um grande erro, ainda é importante que ele saiba que não é o fim do mundo; ele poderia pensar nisso como uma valiosa experiência de aprendizado e seguir em frente.
Saiba que, como acontece com a maioria das outras coisas pelas quais seu filho passa na juventude, o mais importante é que ele esteja seguro de que tem o seu amor e apoio incondicional. Isso certamente lhe dará força para passar por quase tudo em sua jovem vida. Boa sorte!