Como ajudar seus filhos a desenvolver a apreciação da arte?

Pode encorajar a apreciação da arte expressando sua própria apreciação de forma mais eloquente do que isso
Quando você vê arte com seus filhos, pode encorajar a apreciação da arte expressando sua própria apreciação de forma mais eloquente do que isso.

Muitos de nós olhamos para trás e estremecemos as oportunidades desperdiçadas da infância para edificação cultural. Como pudemos ser tão ignorantes e indiferentes? Lembro-me de uma vez em um restaurante Dim Sum em São Francisco, quando eu era menino; meus pais ainda ficam entusiasmados por ser o melhor Dim Sum que já comeram, mas eu não tinha interesse em tentar algo novo naquele dia. Acho que em vez disso comi um hambúrguer medíocre. Então, como fazemos com que nossos filhos apreciem a arte?

  1. Não seja esnobe. As crianças não gostam de sentir que seu gosto está sendo menosprezado. Se eles associam "arte" com "julgamento", não vão apreciar arte. Não dê palestras sobre noções de "arte erudita" ou mesmo mantenha essas noções em sua mente, porque elas prejudicarão a apreciação artística de seu filho. Se seu filho gosta de alguma música indie rock pouco conhecida, não a rejeite como uma forma de arte só porque não foi escrita por Schubert. Afinal, ele não era um músico indie quase totalmente desvalorizado em sua época?
  2. Leve seus filhos a um museu, concerto ou sala de arte ou qualquer tipo. Mas não basta levá-los lá e esperar que eles desenvolvam uma apreciação instantânea pela arte. Você deve apresentar aos seus filhos algumas das artes que eles encontrarão lá primeiro, para que eles não estejam completamente familiarizados com todas as obras de arte (um pouco de familiaridade é reconfortante em um mar de coisas desconhecidas). Eles podem até desenvolver favoritos que mal podem esperar para ver ou ouvir pessoalmente.
  3. Não diga apenas: "não é bonito?" Quando você vê arte com seus filhos, pode encorajar a apreciação da arte expressando sua própria apreciação de forma mais eloquente do que isso. Que aspecto dessa fotografia transmite tranquilidade? Como o pintor mostra o movimento por meio das pinceladas? Incentive a observação mais próxima de seus filhos, fazendo você mesmo as observações. Mesmo se você souber o quão profundo é o seu apreço, ninguém mais saberia de descrições como "bonita". Lembre-se de que seus filhos procuram em você um exemplo de comportamento.
  4. Peça-lhes suas observações. Seus filhos ficarão mais energizados e apreciarão a arte se você solicitar suas observações. Como os instrumentos de sopro em "Symphonie Fantastique" os fazem sentir? Por que Van Gogh pintaria um par de sapatos velhos e enrugados?

    Ao solicitar suas observações, lembre-se da velha frase de sua infância: "Nenhuma resposta é uma resposta boba." Não pergunte sobre as observações de seu filho apenas para oferecer correção quando você as tiver ouvido. Pelo menos algum dia você poderá se lembrar com carinho de seus primeiros passos em direção a uma maior apreciação da arte. E você poderia muito bem aprofundar sua apreciação da arte por meio das observações dela.

    Apreciarão a arte se você solicitar suas observações
    Seus filhos ficarão mais energizados e apreciarão a arte se você solicitar suas observações.
  5. Ajude-os a descobrir a arte de seus interesses. A arte pode ser encontrada em todos os lugares. Seus filhos gostam de desenhos animados? Sente-se com eles e desfrute de um livro que explora a arte da animação. Seu filho gosta de beisebol? Nesse caso, existem muitos artistas esportivos contemporâneos cujas pinturas ou fotografias podem impressionar seus filhos. E os quadrinhos? Comida? Dança? Música? Escrevendo? Alguma combinação de vários desses? A arte abrange tantas partes diferentes de nossa experiência cultural que seria trágico adotar uma perspectiva limitada sobre ela. Use os interesses de seu filho para abrir caminhos para uma maior apreciação da arte. Se seu filho gosta de indie rock, então ouça com ele e descubra um aspecto que você também considera interessante. Discuta as decisões artísticas que o artista tomou e use essas decisões para apresentar seus filhos a diferentes artistas.
  6. Cultivo prático da apreciação da arte. De acordo com a etapa anterior, incentive seu filho a criar sua própria arte em qualquer forma que o cative. Se ela adora o trabalho de guitarra do AC / DC, compre uma guitarra para ela e invista em algumas aulas. Se seu filho gosta de histórias em quadrinhos, incentive-o a desenvolver suas próprias habilidades ilustrativas e de redação, talvez fazendo aulas também. Nada aumenta a apreciação da arte como a participação no processo criativo.
  7. Exposição, exposição, exposição. Na verdade, o exemplo do Dim Sum mencionado anteriormente pode lançar alguma luz sobre a apreciação artística de uma criança de várias maneiras. Em primeiro lugar, os gostos das crianças ainda não estão totalmente desenvolvidos. Não importa quantas couves de Bruxelas você force para baixo em suas goelas, eles ainda provavelmente as odiarão. Mas seja persistente e, no final das contas, o gosto do seu filho evoluirá a tal ponto que a couve de Bruxelas não seja mais uma tarefa, mas um prazer reconfortante. Se alguém tivesse falado muito comigo sobre a arte culinária do shumai quando eu era criança, minha opinião sobre ele provavelmente não teria sido diferente. Mas agora Dim Sum é uma das minhas refeições favoritas.

    O mesmo acontece com a arte em geral. 18 th retratos Century Europeia pode levar algum tempo para uma criança de apreciar (eu ainda estou trabalhando em minha apreciação do mesmo). Você pode encontrar resistência ao ir a um museu ou concerto. Não desanime. Experimente outra velha frase de sua infância: "Você vai me agradecer quando for mais velho."

  8. Pense como uma criança. A arte tem uma tendência natural de evocar maravilhas infantis de qualquer maneira. Mas pergunte a si mesmo: 'Será que o meu filho ser mais fascinado por 18 th retratos Century Europeia ou de Monet opticamente espantosa série da catedral de Rouen, em que a forma do edifício realmente ganha e perde clareza com base na distância que você está da tela? Meu filho gostaria de ver uma escultura de Leda com o Cisne ou, em vez disso, uma pintura de Picasso de um cara cujo olho repousa precariamente em seu nariz? E estou mesmo com vontade de explicar Leda e o Cisne ao meu filho?

    Existem exceções para todas as regras, mas a maioria das crianças ficará entediada com retratos antigos e escuros de figuras históricas obscuras. Isso não significa que você não deva expor seu filho a uma arte que não esteja tão acessível a ele no momento. Mas quando ele expressa tédio ou falta de apreço por "Black Angels" de Crumb, você pode tentar " Eine Kleine Nachtmusik ".

Todos os dias, você tem novas oportunidades de incentivar a apreciação da arte em seus filhos, desde a música que eles gostam até os filmes que assistem. Como o pequeno Billy se tornou William Shatner (se você acha que ele não é um artista, volte para a etapa um e assista "Incubus")? Incentive seus filhos a apreciar arte, para que possam inspirar outra geração no futuro.

Artigos relacionados
  1. Como ajudar sua criança a desenvolver habilidades motoras finas?
  2. Como contratar um planejador de bebê?
  3. Como melhorar a fala de uma criança?
  4. Como hospedar uma festa de boneca para meninas?
  5. Como implementar ideias para salas de crianças?
  6. Como introduzir sólidos ao seu filho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail