Como dizer ao seu chefe que você cometeu um erro grave?

Credite esse grande erro à experiência
Se você acabar sendo demitido e procurando trabalho em outro lugar, credite esse grande erro à experiência.

Existem erros e erros muito graves. Alguns podem ser ruins o suficiente para lhe dar o maior susto de sua vida e fazer você pensar sobre sua situação atual de emprego. Não há realmente uma maneira fácil de dizer a seu chefe que você cometeu um erro muito grande, a não ser resolvê-lo o mais rápido possível. Sua melhor aposta para conseguir manter o emprego seria uma postura proativa. Observe o problema e tente oferecer soluções.

Admitir um erro pode não ser necessariamente um assassino de carreira. Mostra caráter e responsabilidade, se você o fizer com elegância. Um erro muito grande e você pode ter que se preparar para uma mudança de fim de carreira. Mas se você lidar com isso direito, isso vai provar que você está pronto para assumir riscos calculados e talvez responsabilidades maiores.

Risco de perder

O tempo é importante. Você é um funcionário e ainda tem um emprego. Mas se você corre o risco de perdê-lo por causa de um grande erro, você precisa encontrar o melhor momento para abordar seu chefe. Ser franco e estar disposto a assumir a culpa por um erro pode ser interpretado como um sinal de força em tempos de provação; portanto, decida quando e prossiga com isso. Quanto antes você contar aos seus superiores, melhor. Isso lhe dá tempo para se redimir e para que eles tomem decisões mais bem informadas.

Sua melhor aposta para conseguir manter o emprego seria uma postura proativa
Sua melhor aposta para conseguir manter o emprego seria uma postura proativa.

Enfatize que foi um erro honesto. Se foi, de fato, um erro honesto, ser franco sobre isso pode ser o suficiente para salvar seu emprego. Para ter certeza, planeje o pior cenário possível e assuma a responsabilidade. Apontar o dedo dá a seu chefe a impressão de que você está culpando os outros por algo em que você tem uma participação direta. Afinal, somos humanos e os erros fazem parte do processo de aprendizagem.

Vale a pena disparar

Assuma a culpa e as consequências de suas ações. Pule o drama. Se você abordar o problema de maneira madura, isso ajudará a convencer o chefe de que não vale a pena demitir. Ser demitido na crise econômica de hoje definitivamente não é uma boa situação para se encontrar. As pessoas cometerão erros - muitos deles - e até mesmo seu chefe, em determinado momento, cometerá erros. Mas assumir a responsabilidade e aprender com os erros do passado faz parte do crescimento profissional.

Ofereça soluções. Dê alternativas ou trabalhe mais para compensar e aprenda com seus erros na vida e no local de trabalho. Você também pode fornecer soluções nas quais tenha pensado para que, quando questionado sobre o que você deve fazer a respeito, você esteja pronto.

Aprenda com os erros do passado e carregue-os de acordo com a experiência. Um novo emprego depois de um golpe tão devastador em sua carreira pode ser difícil, mas não impossível. Se você acabar sendo demitido e procurando trabalho em outro lugar, credite esse grande erro à experiência. Se os empregadores em potencial perguntarem a você sobre isso, seja franco e honesto, mas concentre-se em como você assumiu a responsabilidade e buscou soluções.

Artigos relacionados
  1. Como agradecer a seu chefe por um aumento?
  2. Como pensar criativamente?
  3. Como usar uma pesquisa salarial para obter um aumento?
  4. Como dar uma grande festa de aposentadoria?
  5. Como compreender o estilo de trabalho e o comportamento dos seus colegas de trabalho?
  6. Como usar mensagens instantâneas no local de trabalho?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail