Se sua janela não tiver algum tipo de proteção, mantenha o berço longe dela também.
A coisa mais importante na mente de todos os pais é sempre a segurança de seus filhos. Não importa a idade deles, os pais sempre se preocupam em manter seus filhos protegidos o tempo todo de qualquer coisa que possa lhes causar danos. Bebês indefesos precisam ser mais protegidos, pois não têm meios de se defender de qualquer tipo de perigo. Por isso é necessário que um berçário seja feito e organizado de forma que nenhum acidente que possa machucar um bebê possa ocorrer. Aqui estão algumas maneiras de manter seu viveiro o mais livre de perigos possível:
Quando se trata do berço do seu bebê, mantenha-o longe de fios e cortinas penduradas que ele possa alcançar e se enredar. Asfixia é um grande risco que você pode evitar tomando este cuidado extra. Se sua janela não tiver algum tipo de proteção, mantenha o berço longe dela também. Você nunca saberá quando ele decidirá escalar e poderá cair da janela. O mesmo acontece com as tomadas elétricas. O berço não deve estar perto deles. Tenha muito cuidado com estantes de livros ou outros tipos de móveis que podem cair sobre seu bebê, caso ele tente puxá-los. Correias anti-queda estão disponíveis para manter esses itens com segurança no lugar.
Dentro dos limites do berço, você deve ter cuidado com os objetos que deixa lá. Pequenos itens que podem fazer seu bebê sufocar são definitivamente proibidos. Se o seu bebê usa mordedores ou chupetas, pendurá-los no pescoço pode aumentar o risco de ser estrangulado. Pequenos brinquedos pendurados em cordas e pairando acima do berço estão bem até o momento em que seu bebê crescer o suficiente para alcançá-los.
Não existe tal coisa como ser muito cuidadoso quando se trata da segurança do seu bebê.
Tenha muito cuidado com seus baús de brinquedo. Certifique-se de que não sejam do tipo em que as tampas fecham com um estalo. Instalar suportes de mola é uma boa ideia para evitar a ocorrência de acidentes. Do contrário, seria melhor que o baú de brinquedos não tivesse tampa. O tórax também deve ter orifícios para ventilação, caso seu filho caia e a tampa se feche sobre ele. Dessa forma, ele ainda será capaz de respirar corretamente, mesmo quando estiver preso por dentro.
Certifique-se de dar a maior prioridade à segurança do próprio berço. As ripas não devem estar muito afastadas para que a cabeça do bebê possa ficar presa entre elas. Seus lados de queda também devem ser medidos com cuidado. Você deve ser capaz de ajustar a altura do colchão enquanto o bebê aprende a sentar e ficar de pé. Certifique-se de que o berço em si é muito resistente. Se ele balançar, pare de usá-lo. Tente conseguir um berço que possa ser enrolado facilmente ao redor da sala também. Os rodízios de metal devem ser selecionados em vez dos de plástico. Sempre verifique o hardware do seu berço para garantir que estejam bem conservados. Faça disso um hábito.
Nunca tome nada como garantido quando se trata de manter o seu berçário seguro. Aconteceram coisas inimagináveis que causaram acidentes, alguns fatais, porque pequenas coisas foram negligenciadas. Não existe tal coisa como ser muito cuidadoso quando se trata da segurança do seu bebê. Se algo não lhe parecer bem, confie em seus instintos e resolva o problema imediatamente. Você não apenas mantém seu bebê longe do perigo, como também fica menos propenso a se preocupar, sabendo que tomou todas as medidas necessárias para protegê-lo.