Pelo menos 200 pessoas serão salvas da morte devido a eletrocussões se todas as casas na Europa tiverem o interruptor de circuito de falha de aterramento ou GFCI. Por isso a lei exige a instalação de pontos de venda com GFCI em algumas áreas da casa, principalmente no exterior, próximo à piscina, banheiro, sala de conforto e cozinha. Substituir uma tomada elétrica por um GFCI pode ou não ser uma questão de seguir a lei. Mas isso certamente melhorará a segurança de sua casa. Você pode contratar um eletricista profissional para realizar o trabalho, embora não seja necessário para um trabalho fácil como este. Veja como substituir uma tomada elétrica por um GFCI do tipo receptáculo:
Segurança primeiro. Desligue a fonte de alimentação da tomada elétrica ou melhor ainda, desligue a fonte de alimentação da casa, só para ter certeza. Procure o painel do disjuntor e desligue o painel do disjuntor da tomada. Anote no quadro elétrico que não deve ser tocado. Agora vá até a tomada e teste seu receptáculo usando um testador de circuito. Isso garantirá que a alimentação da tomada já esteja desativada.
Remova a tomada elétrica antiga. Afrouxe os parafusos que prendem a tampa da tomada. Retire a tampa depois de remover os parafusos. A tampa é fixada na tomada ou apenas serve como moldura para ela. Puxe a tomada para fora da caixa elétrica. Você verá suas fiações conectadas. Observe onde esses fios foram conectados porque você deve conectá-los da mesma maneira à nova tomada GFCI. Desconecte os fios usando os meios mais adequados. Desaparafuse os parafusos se os fios estiverem presos por parafusos ou remova os fios se estiverem simplesmente presos à tomada. O importante é que você tenha removido a tomada elétrica existente. Afaste os fios para que não se toquem.
Determine as linhas diretas. Essas linhas são aquelas que vêm da caixa elétrica. Teste as linhas ligando a energia novamente. Faça isso depois de separar as linhas. Teste as linhas usando o testador de circuito e observe quais são os fios quentes. Desligue a fonte de alimentação novamente e identifique os fios elétricos, se necessário.
Conecte o novo receptáculo GFCI aos fios elétricos. Conecte os fios elétricos aos dois terminais do receptáculo GFCI identificados como "LINE". Além disso, conecte o fio elétrico branco ao parafuso de cromo e o fio preto ao parafuso de bronze. Passe os fios no sentido horário ao redor da base da tomada se o receptáculo não tiver orifício. Conecte também o fio terra ao parafuso de aterramento no receptáculo GFCI. Se houver dois fios terra, conecte o fio mais curto ao parafuso de aterramento GFCI e conecte este fio ao outro fio.
Coloque o receptáculo GFCI na caixa elétrica. Prenda com cuidado os fios na caixa e siga-os com o receptáculo. Aparafuse o receptáculo GFCI com o material fornecido e coloque novamente a tampa da tomada.
Teste a tomada GFCI recém-instalada. Ligue a fonte de alimentação primeiro. Use um disjuntor novamente para testar se a nova tomada tem energia elétrica. Em caso afirmativo, pressione o botão "TEST" do receptáculo GFCI. Você ouvirá um clique como um sinal de que o disjuntor interno foi desligado. Teste o receptáculo novamente para ver se há energia. Não deve haver energia, caso contrário, o GFCI não está funcionando conforme o esperado. Pressione o botão de reinicialização do receptáculo para reativar sua alimentação. A tomada agora pode ser usada normalmente e com segurança.
Além de instalar um receptáculo GFCI, você também pode instalar um tipo de disjuntor do tipo GFCI ou do tipo portátil. Ambos têm as mesmas qualidades da tomada GFCI, mas com um formato diferente.