Ninguém gosta de valentões, principalmente crianças. Infelizmente, os valentões estão por toda parte. É importante que você ensine seus filhos em idade escolar como se proteger caso sejam assediados por um agressor.
Irmãos mais velhos
Lembre-se de que, ao conversar com seus filhos mais novos sobre agressores, eles podem afirmar que não seriam capazes de reconhecer um. Isso é simplesmente a ingenuidade das crianças falando. Quando estiverem na presença de um agressor, eles saberão. (Seus irmãos mais velhos podem atestar este fato!)
A seguir estão algumas dicas que uma criança de qualquer idade pode usar para lidar com um agressor.
As crianças devem ser ensinadas a ignorar um agressor, se possível.
Se o agressor se recusar a ser ignorado, você deve dizer ao seu filho para tentar falar com o agressor de maneira amigável. Diga a seu filho para fazer perguntas ao agressor que desviem sua atenção para outra coisa. Se seu filho for perspicaz e engraçado, diga a ele para brincar com o agressor. Durante esta fase, diga ao seu filho para falar com o agressor de uma forma que não seja confrontadora, como se o agressor fosse seu amigo.
Seu filho pode descobrir que tentar se comunicar e se dar bem com o agressor não tem sucesso. Se for esse o caso, instrua seu filho a simplesmente se afastar do agressor. É importante que as crianças sejam educadas sobre o bullying e o fato de que nunca devem fugir de um agressor. Isso só vai encorajar o agressor. Diga a seus filhos para irem embora com calma, sem permitir que o agressor veja seu medo.
Depois que seu filho for embora, se ele vir que o agressor está atrás e ainda tentando ser intimidador, instrua-o a continuar andando. Seu filho deve dizer ao agressor com voz calma que não será assediado.
Nesse estágio, seu filho deve ser ensinado a procurar um adulto ou uma figura de autoridade. Muitas crianças evitam contar a um adulto porque acham que isso os torna uma "fofoqueira". Muitas crianças não se manifestam e contam sobre o bullying que estão recebendo porque estão envergonhadas e podem achar que isso as faz parecer fracas ou "chatas". Ensine a seus filhos que nunca é errado ou "desagradável" proteger-se.
Abra as linhas de comunicação com seus filhos. Incentive-os a virem lhe dizer se estão sendo intimidados.
Se seu filho vier e lhe disser que é vítima de bullying, notifique imediatamente o professor, líder de clube, técnico ou qualquer pessoa que tenha autoridade sobre o local onde seu filho está sofrendo bullying. Diga a ele ou ela que você espera que a situação seja resolvida. Se não estiver, examine sua cabeça e siga a cadeia de comando até que o bullying pare.
Dicas rápidas:
Não se deve fazer com que as crianças sintam que os agressores estão à espreita a cada esquina. No entanto, as crianças devem ser educadas sobre os agressores para que se sintam capazes de lidar com eles, caso o problema surja.
Enfrentando o valentão do pátio da escola: Como criar uma criança assertiva em um mundo agressivo por Kim Zarzour.
Bons amigos são difíceis de encontrar: ajude seu filho a encontrar, fazer e manter amigos por Fred Frankel