Os caranguejos eremitas são criaturinhas resistentes, mas podem adoecer, especialmente se não forem cuidados adequadamente. Observe seu caranguejo eremita de estimação todos os dias para poder notar os primeiros sintomas de um problema de saúde. Veja como saber se um caranguejo eremita de estimação está doente:
- Observe os comportamentos normais do caranguejo eremita de estimação. Ao tomar nota dos comportamentos normais do seu caranguejo eremita, você estará mais bem preparado para detectar mudanças no comportamento.
- Procure caranguejos exibindo comportamentos incomuns. Se algum dos caranguejos de estimação estiver correndo dentro do tanque sem a concha, ou não se esconder em suas conchas quando você os pegar, este é um grande sinal de que um caranguejo eremita de estimação está doente. Seu caranguejo eremita deve estar em sua concha quase sempre e se esconder de você recuando para dentro da concha.
- Fique atento a sinais de doença física no caranguejo e em sua concha. Embora seja normal que os caranguejos percam uma ou duas pernas ao se ajustar a novos ambientes ou outras situações estressantes, se um caranguejo parece estar perdendo as pernas sem motivo aparente, seu caranguejo eremita de estimação provavelmente está doente. Procure manchas marrons ou brancas no caranguejo. Estes são ácaros e você poderá vê-los rastejando se olhar bem. Embora não seja tecnicamente uma doença, os ácaros podem fazer mal à saúde do seu caranguejo. Inspecione os caranguejos para outras descolorações da casca também, como fungos ou mofo. Se você encontrar sinais dessas doenças, isole seu caranguejo dos outros e dê-lhe um banho. Coloque também uma nova concha dentro do tanque, caso o seu caranguejo queira mudar para uma mais limpa.
- Procure por inatividade. Se um caranguejo eremita for persistentemente inativo, isso não indica necessariamente uma doença. Seu caranguejo pode simplesmente estar lhe dizendo que seu ambiente não é adequado. Certifique-se de que seu tanque seja mantido em uma temperatura adequada e que esteja limpo. Muitos caranguejos eremitas que parecem doentes podem ser ajudados simplesmente ajustando a umidade ou a temperatura.
- Preste atenção aos odores. Se um caranguejo eremita morreu, você notará um cheiro forte de peixe. Um caranguejo em muda, por outro lado, pode ser relativamente inativo, com um leve odor. O que ele precisa é de um tanque com muito substrato onde possa se enterrar, bem como bastante comida e água. Embora um caranguejo em muda não esteja tecnicamente doente, ele requer cuidados especializados, assim como os caranguejos eremitas doentes. Tente não incomodar um caranguejo que está no meio do processo de muda.
Se você tem vários caranguejos eremitas e acha que um deles pode estar doente, é importante colocar o caranguejo eremita doente em um tanque de isolamento para que ele não adoeça seus outros caranguejos. Limpar o tanque do caranguejo eremita com frequência também pode reduzir a ocorrência de doenças.