Como ensinar às crianças um comportamento socialmente aceitável?
Emiliano Samuel Sales Jr.
• 4 min de leitura
As crianças, por causa da imaturidade, tendem a ter comportamentos inaceitáveis que elas realmente não querem dizer. Muitas vezes, cabe aos pais ajudar os filhos a reconhecer a linha e não cruzá-la. Freqüentemente, são os pais que atuam como primeiros professores ao ensinar seus filhos a expressar seus sentimentos, pensamentos e necessidades de uma maneira socialmente aceitável. No entanto, ensinar crianças não é tão fácil como algumas pessoas podem pensar. Muitos fatores devem ser levados em consideração e somente interagindo cuidadosamente com a criança o ensino pode ser eficaz.
Comportamento infantil socialmente aceitável
Aqui estão algumas dicas sobre como ensinar a seu filho um comportamento socialmente aceitável de maneira eficaz:
Primeiro, você deve ser sensível sobre a origem de seu filho. Você deve observar o estágio de desenvolvimento da criança. Isso explicará muito sobre a maneira como seu filho está pensando ou se sentindo neste momento específico. Isso o ajudará a criar expectativas realistas sobre suas habilidades de desempenho. Embora geralmente crianças de todas as idades devam receber elogios de você, você deve fazê-lo de forma que ele aprecie ao máximo. Da mesma forma, você deve ser capaz de falar no nível dele. Lembre-se de que ele precisa entendê-lo totalmente em qualquer conflito que surja entre vocês dois.
Se você disser "Não", certifique-se de que seus motivos sejam ouvidos. Simplesmente dizer a seu filho o que ele não pode fazer e não explicar por que é subestimar a capacidade de compreensão de seu filho. Normalmente, quando uma criança chega aos sete anos, ela já consegue entender o seu raciocínio. As crianças podem construir ideais sobre normas de socialização e comportamento adequado. O mesmo se aplica se você decidir permitir que seu filho faça certas atividades ou comportamentos que possa mostrar. Seu "Sim" também deve ser totalmente explicado. Seu filho precisa ter uma ideia do motivo pelo qual foi autorizado a fazê-lo. Ele deve ser capaz de aceitar isso como parte da construção de sua personalidade.
Lide com seu filho em particular. A auto-estima é muito importante, mesmo para as crianças. Da mesma forma, construir ou arruinar sua auto-estima pode ter efeitos terríveis, especialmente no comportamento futuro de seu filho. Para evitar a criação de um ciclo ruim, repreenda seu filho quando ele fez algo errado em particular. Muitas vezes, as crianças que se mostraram menos adequadas são aquelas que não têm a menor ideia de como lidar com tal situação social. Muitas vezes, eles confiam em um adulto para realmente lhes dizer o que fazer. Se você estiver em um lugar público, espere até chegar em casa para discutir as coisas em particular. Lembre-se de que ser direto com seu filho na frente de outras pessoas pode ser lembrado como uma experiência ruim e dolorosa para ele. É importante que você não use o elemento constrangedor para fazer seu filho se lembrar do que você disse.
As crianças podem ser muito observadoras. Eles podem aprender facilmente a linguagem e o comportamento dos adultos ao seu redor. Certifique-se de dar um bom exemplo para seu filho testemunhar diariamente. No caso de seu filho vivenciar ou observar um comportamento socialmente inaceitável, fique atento a isso, explique devidamente e coloque-se à disposição para esclarecer suas dúvidas.
Por último, saiba que seu filho ainda está para crescer. Ele é um trabalho em andamento. Seja paciente ao discipliná-lo e saiba que um comportamento socialmente aceitável exigirá muitas e muitas etapas iniciais para ser alcançado.
É sua responsabilidade como pai conhecer seu filho e apresentá-lo ao comportamento adequado. No entanto, você não pode dizer que precisa ser um pai perfeito para ter o filho perfeito. Em vez disso, é um processo de amor acontecendo em seu relacionamento.