Mesmo dentro da mesma família, cada filho será diferente de seus irmãos. Apesar disso, as pessoas podem fazer algumas orientações gerais sobre como saber quando parar de ficar nu na frente de uma criança.
Claro, a nudez é um estado perfeitamente natural e nada do que se envergonhar, caso uma criança acidentalmente veja seus pais por um breve período. A dificuldade pode estar em dizer quando chegou a hora de evitar ficar nu na frente da criança por mais de alguns segundos. Muitos psicólogos infantis não têm problemas com os pais tomando banho com crianças muito pequenas. Nem parece fazer mal a uma criança que o pai do sexo oposto ajude no banho ou na ducha.
Treino de toalete
No entanto, quando o jovem começa a perceber e a fazer muitas perguntas sobre as diferenças biológicas entre ele e os pais, esse seria o melhor momento para parar de ficar nu na frente da criança. Isso vai variar para cada pai e filho. Uma vez que o treinamento de toalete tenha acontecido e a criança tenha idade suficiente para se banhar em sua própria água, os pais devem certificar-se de que a porta do banheiro esteja fechada sempre que alguém estiver nu no quarto e que qualquer pessoa que procure algo no quarto deve bater primeiro.
Uma vez que as perguntas iniciais de uma criança sobre anatomia e suas funções tenham sido feitas e respondidas pelos pais, deve ser considerado o momento de parar de ficar nu perto dessa criança. Um pai que responde por sua filha o que seu pênis faz ou que ensina seu filho a urinar no banheiro precisa começar a cobri-lo quando os filhos estão por perto. Da mesma forma, uma vez que as crianças sabem o que os seios da mãe fazem e como ela vai ao banheiro e talvez lhes tenha dado educação sexual básica quando pedem, é hora de ela parar de ficar nua perto dos filhos. Depois de tomar um banho, uma toalha ou roupão de banho para cobrir essas partes importantes deve ser suficiente até que os pais se vestam para o dia.
Idade pré-escolar
No processo de explicar essas funções e decidir parar de ficar nu na frente dos filhos, um pai faria bem em explicar por quê. Se as crianças forem mais novas, talvez em idade pré-escolar, a mãe ou o pai podem dizer à criança que certas partes não são para mostrar aos outros ou deixá-los tocar. Portanto, cobrimos essas partes de nós mesmos e as mantemos privadas, mesmo em casa, a menos que seja hora de tomar banho ou usar o banheiro.
Uma vez que a decisão de parar de ficar nua na frente das crianças for tomada, continue se cobrindo quando elas estiverem no quarto. Isso os ajuda a aprender a se comportar com modéstia quando isso acontece, sem constrangimento.