Como treinar seu gato para a caixa de areia: Treinamento para o banheiro do gato?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 4 min de leitura
Obtenha dicas para treinar um gato para usar a caixa sanitária
A partir das quatro semanas de idade, os gatinhos sabem que precisam de um material macio e seco para "fazer suas coisas". Cavar, eliminar e encobrir as evidências, por assim dizer, são todos comportamentos instintivos do gato que não precisam ser ensinados. Tudo o que é necessário é um substituto de sujeira seco e confortável.
Você precisará ensinar ao seu gato onde encontrar a caixa sanitária e certificar-se de que a caixa e seu conteúdo sejam mantidos limpos. O treinamento do banheiro do gato pode levar tempo, então seja paciente com seu gatinho. Lembre-se do seguinte ao configurar o local e o acesso à caixa sanitária.
A localização das caixas de areia para gatos é fundamental. Embora você provavelmente queira manter a caixa sanitária em um local de baixo tráfego, fora do caminho, seu gato ou gatinho também precisa se sentir confortável com o local. Tente providenciar um local quente e seco, livre de aparelhos barulhentos. Os gatos também gostam de arranhar o perímetro da caixa, então um tapete ou mesmo jornais velhos (trocados com frequência) aumentam seu nível de conforto.
Outra coisa a considerar é que os gatos geralmente não gostam de usar a caixa sanitária no mesmo local onde estão a comida e a água. Mantenha seus pratos de comida e água em um local diferente.
Depois de escolher a caixa de localização, ou bandeja, mostre ao seu gato onde ele está. Pegue-os e coloque-os suavemente nele. Eles podem não precisar usá-lo imediatamente, mas provavelmente farão uma busca e sentirão a caixa. Se eles pularem imediatamente, tente novamente em uma ou duas horas.
Se o seu gatinho tiver problemas para encontrar ou usar a caixa sanitária, leve-o para uma área onde ele possa vê-la o tempo todo. Quando eles pararem de brincar e começarem a cheirar ou arranhar o chão, coloque-os com cuidado na caixa sanitária. Dê-lhes elogios e atenção quando usarem a caixa com sucesso.
Se você colocou a caixa sanitária no porão ou em um andar superior de sua casa, um gatinho pode não conseguir encontrá-la por conta própria. Isso também é verdade se você se mudou para uma nova casa - mesmo um gato mais velho pode ter dificuldade no início. Comece com a caixa sanitária em um local mais óbvio, e mova-a lentamente, um pouco a cada dia, até que termine no lugar que você deseja guardar.
Coloque cerca de 2 a 8 centímetros de lixo na caixa e mantenha-o neste nível. Nem sempre mais é melhor e menos pode não ser tão confortável para o seu gato. A cama deve ser limpa com frequência, pois uma caixa fedorenta pode ser desagradável para um gato e eles encontrarão outro local para onde ir.
Coisas como tampas de caixa de areia, forros, pós destinados a melhorar o cheiro da cama e outros produtos dependem de você e seu gato. Se você começar a usar uma dessas coisas e seu gato parar de usar a caixa sanitária, você saberá exatamente qual é o problema. Interrompa o uso do novo item e seu gato provavelmente retornará à caixa.
Ao limpar a caixa sanitária, não use produtos de limpeza com cheiro forte ou produtos químicos. Alvejante, vinagre e aromas fortes de pinho ou limão desencorajam o gato de usá-los.
Se o seu gato ou gatinho parar repentinamente de usar a caixa sanitária e você não tiver alterado ou adicionado nada, e a caixa estiver limpa e sem odores fortes, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Agora você sabe como treinar o banheiro de um gato. Depois que seus animais de estimação pegarem o jeito de encontrar a caixa sanitária e usá-la, eles deverão ter essa habilidade para o resto da vida. É uma pena que eles não possam limpá-lo sozinhos!
Cuidado:
Retire o conteúdo da caixa de areia diariamente para melhor controle de odores e conforto para seu gato.
Se o seu gato parar de usar a caixa sanitária quando ela estiver limpa e você não tiver feito nenhuma alteração na caixa sanitária ou na caixa, consulte o seu veterinário imediatamente.
Dicas rápidas:
Se você tiver mais de um gato, considere adicionar mais de uma caixa sanitária em sua casa.
Troque a cama e limpe a caixa pelo menos uma vez por semana. Se você tiver mais de um gato, isso deverá ser feito com mais frequência.