Como ser consistente na criação de filhos adolescentes?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
Ser adolescente é uma idade difícil. O adolescente está prestes a se tornar um adulto e, ao mesmo tempo, uma criança. Pode ser confuso para a maioria dos adolescentes e também para os pais. A diferença de idade e a falta de comunicação podem levar a muitos mal-entendidos e disputas sobre questões menores que podem aumentar quando não são resolvidas. É aqui que suas habilidades parentais serão testadas. A consistência em orientar seu filho adolescente será a sua garantia de que ele crescerá e se tornará um adulto responsável. Abaixo estão algumas dicas sobre como ser consistente na criação de filhos adolescentes.
Entenda como seu filho se sente. O ano pode ser diferente, mas a situação, independentemente da geração, ainda será basicamente a mesma. Você colocará restrições ao seu filho, que ele pode não entender. Coloque-se no lugar dela e volte ao tempo em que você era um adolescente e lembre-se de como reagiu quando recebeu restrições quanto à feminilidade e parte da liberdade que você costumava desfrutar quando criança deve ser restringida.
Converse com seu filho adolescente e explique por que é necessário impor algumas restrições, como dar a ele um toque de recolher, evitar associações próximas com o sexo oposto e dissociar-se de alguns amigos que você acha que serão uma má influência para seu filho, ajudando em casa e ser uma pessoa mais responsável.
Desenhe algumas regras realistas que serão fáceis de seguir e aderir. Alguns adolescentes recusarão as novas restrições e responsabilidades e farão tudo o que puderem para resistir a elas. Para cada regra, deve haver uma consequência que esteja em relação direta com a regra. Você pode fazer uma consequência gradual para algumas das regras, com base no número de ofensas repetidas. Por exemplo, se o toque de recolher for violado pela primeira vez, dê à ofensa uma consequência leve, como perder tempo para ficar com os amigos no fim de semana. Não faça muitas regras que serão difíceis de impor e de seguir.
Imprima as regras, bem como as consequências que serão impostas quando uma regra for quebrada. Coloque-o em um local bem visível onde possa ser visto por sua adolescente todos os dias e sempre que ela estiver em casa como um lembrete.
Você não deve apenas estabelecer regras, mas também permitir que sua filha adolescente sinta que você se preocupa com o bem-estar dela. Ela não deve se sentir isolada. Desenvolva um bom relacionamento com sua filha e lembre-a constantemente por que você está impondo algumas regras agora. Dê a ela uma recompensa por ser uma boa filha, seguindo suas regras. Sentir-se seguro e carinhoso eliminará o fardo de seguir suas restrições e pode realmente segui-las como parte de sua rotina normal.
Quando seu filho adolescente infringir as regras, imponha as consequências sem vacilar em sua decisão. Ela tem que entender que a consequência é o resultado de sua ação e que você está disposto a impô-la quando a regra for quebrada e não apenas como uma tática assustadora.
Embora queira que seu filho aprenda a ter disciplina e seja um adulto zeloso, você também deve exercê-la. Você é um modelo para sua adolescente e deve ser firme em seu compromisso de dar a ela o treinamento certo. Se ela deixar de cumprir sua promessa, não importa o quanto ela lhe dê bajulação e promessas, diga a ela que ela sofrerá as consequências de sua ação.