Vamos enfrentá-lo: algumas pessoas - como os Kennedys - sabem como apertar as mãos. E considerando que você pode fazer ou quebrar um acordo - ou uma eleição - dependendo de quão bem você aperta as mãos, é importante que você aprenda como apertar as mãos bem:
Primeiras impressões. Se você é um homem, então para completar a foto da 'ótima primeira impressão', eu recomendo que você escolha um exemplar de Be Stylish!; as mulheres podem conferir Como ter uma aparência elegante. Em qualquer caso, o seu aperto de mão contribuirá muito para estabelecer uma primeira impressão de si mesmo. Mesmo que sua mão esteja oleosa, suada ou menos do que apresentável, dê um toque rápido e estenda-a assim mesmo. Estender a mão é um símbolo importante de amizade, acessibilidade, confiabilidade e é muito importante para estabelecer uma conexão inicial com outra pessoa. Na verdade, a importância de um aperto de mão não pode ser exagerada - se você não tiver um aperto de mão aceitável, não está conseguindo o trabalho.
Firmeza. É aqui que os homens tendem a exagerar. Em sua tentativa de transmitir uma presença poderosa, os homens às vezes acabam apertando com muita força, o que é sinônimo de se esforçar demais. Seu aperto de mão deve ser firme, mas não tão firme que seja desconfortável. E, claro, você precisa ajustar sua pegada de acordo com o destinatário... por exemplo, se você está apertando a mão de uma pessoa idosa, relaxe. Alternativamente, você também não quer ser um "peixe mole"... é aqui que a prática com os amigos será útil. Se você apertou a mão o suficiente (e obteve feedback sobre a experiência), desenvolverá um senso natural para a firmeza apropriada.
Angle. Pense perpendicularmente. A palma da sua mão deve estar paralela à mão que você está sacudindo e perpendicular ao chão. Se, em vez disso, você colocar a palma da mão em cima, isso equivale a um cachorro montando em outro para mostrar seu domínio. (E se você fizer isso com seu superior, você acaba de cometer uma gafe muito grande.) Por outro lado, se sua mão estiver voltada para cima de modo que a mão dele fique sobre a sua, você está assumindo uma postura de submissão. Ao apresentar uma mão perpendicular e paralela à mão que você está apertando, você envia uma mensagem de igualdade e neutralidade.
Contato visual. Você deve sempre olhar nos olhos da pessoa cuja mão está apertando. Caso contrário, você nega completamente o ponto de apertar as mãos em primeiro lugar e, em vez disso, envia um sinal de falta de sinceridade ou mesmo de dissimulação. Se você está extremamente nervoso a ponto de olhar nos olhos da outra pessoa apenas colocá-lo no limite, você tem que fazer isso de qualquer maneira. Não importa se você está cumprindo o aperto de mão secreto da amizade para sempre, você não pode executá-lo com sucesso sem olhar nos olhos da outra pessoa.
Bombeamento. Apontar para duas bombas com uma a três bombas como seus limites externos. Mesmo se você estiver tentando transmitir uma sensação de calor, qualquer coisa mais longa do que isso se torna estranho. Se você quiser transmitir cordialidade e for apropriado ao ambiente, pode dar um tapinha breve na mão do outro com a mão livre (como Joseph Kennedy fez acima).
Pratique. Pense em como você aprendeu a dizer "por favor" e "obrigado". Demorou várias centenas de lembretes até que o comportamento se tornou mecânico. Pratique seu aperto de mão com amigos até estender a mão. É tão fácil e natural quanto dizer "com licença" ao esbarrar em alguém no supermercado. Os amigos também podem dar feedback sobre sua firmeza e ação de bombeamento.
Adequação cultural. Se você estiver viajando para um país estrangeiro, terá que fazer sua lição de casa para saber se um aperto de mão é ou não uma forma apropriada de saudação, especialmente com o sexo oposto. Em alguns países, apertar as mãos é visto como um contato íntimo demais para ser iniciado com um estranho.
Para que conste, Joe Kennedy foi eleito naquele ano (não precisamos mencionar exatamente o ano, certo?), E eu votei nele, baseado principalmente em... bem, em seu aperto de mão.