Existem muitas maneiras diferentes de lidar com um stalker. Se o perseguidor for alguém que você conhece, seja um ex-namorado ou um ex-marido obcecado, a primeira coisa que você precisa fazer é informar todos os seus amigos e familiares para que não sejam enganados por alguma história triste. Muitos stalkers usarão seus amigos e familiares como fontes de informação. Em segundo lugar, se você considera essa pessoa uma ameaça séria, deve entrar com uma ordem de restrição contra ela, então deve alterar seu número de telefone e deixar instruções estritas para amigos e familiares para nunca fornecer seu número em nenhuma circunstância.
Se você está sendo perseguido por um estranho, seja o cara ou a garota assustadora da lavanderia ao virar da esquina ou o cara da mercearia, é essencial para sua segurança que um chaveiro vá até sua residência e troque o fechaduras em sua porta. Coloque parafusos duplos ou triplos, se necessário, e também prenda as janelas com grades no interior e no exterior da janela.
Extremamente inconveniente
A coisa mais importante a lembrar se você tiver um stalker é estar seguro. A coisa mais segura a fazer, especialmente se essa pessoa souber onde você mora, é se mudar; embora possa ser extremamente inconveniente para você, se essa pessoa for violenta e perigosa, você precisará se mudar para outro estado ou, se for uma cidade pequena.
A experiência mostra que existem dois tipos diferentes de perseguidores: o perseguidor que o segue porque gosta de você e tem medo de se aproximar de você - então, ele o segue pensando que é inofensivo; e alguém com quem você já teve um relacionamento (não necessariamente sexual). Esse tipo de perseguidor provavelmente foi rejeitado e se sente desprezado, de modo que pode invadir seu apartamento, segui-lo para o trabalho, "acidentalmente" encontrar você na loja ou em outro lugar, ou tentar outros métodos para voltar à sua vida.
Danos materiais
Ao lidar com um stalker, é melhor lembrar que um stalker nunca é inofensivo. Pense no tempo e na energia que leva para perseguir alguém, para segui-lo a cada momento: isso é uma obsessão e é extremamente perigoso quando alguém está tão consumido por outra pessoa. A perseguição pode causar danos à propriedade, ferimentos e, em casos extremos, morte.
É vital, ao lidar com um stalker, sempre denunciá-lo à polícia; para sua segurança e paz de espírito, também pode ser útil fazer algumas aulas de autodefesa.