É absolutamente normal em um trabalho sentir algum tipo de subordinação em relação a seus colegas mais velhos e, mais especialmente, a seu chefe. É porque é necessário manter uma relação de trabalho saudável e fazer o trabalho sem problemas. Existem alguns chefes com os quais é realmente difícil trabalhar, especialmente se eles são poderosos e possuem qualidades que incomodariam qualquer pessoa.
Você não quer explodir em raiva e ser despedido depois, com certeza. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a lidar com o sistema e, por fim, amar seu chefe e se adaptar ao ambiente de trabalho.
Se ele fizer comentários insultuosos, ignore-o. Os insultos, dizem os psicólogos, são relativos. Um insulto aparentemente frio para um pode ser apenas um comentário mesquinho para outro. Aprenda a entender seu chefe (isso é basicamente uma coisa difícil) e considere quaisquer comentários dele como parte de sua identidade. A rebelião só tornaria as coisas mais difíceis.
Trate-o com jantares depois do trabalho e tal. Se você tiver dinheiro para fazer isso, pode tratar de sobremesa ou qualquer coisa desse tipo, não necessariamente uma refeição completa que cortaria sua carteira, mas algo que permitiria que vocês conversassem. Seu chefe pode ter um coração de pedra durante o horário de expediente, mas pode ser um cavalheiro depois. Com esses tipos de táticas de consolidação, você pode entendê-lo mais e pode até se aproximar dele.
Trate seu trabalho como uma ferramenta de realização pessoal. Se ele tiver comentários, você deve sempre interpretá-los como palavras de crítica construtiva, por mais destrutivos que sejam. Você pode considerar isso um desafio sutil de seu chefe. Você pode não saber, mas ele pode estar de olho em você para uma promoção pendente.
Faça uma auto-reflexão. Reflita sobre você mesmo. Por que seu chefe disse isso para você? Você está fazendo seu trabalho como profissional ou está atuando de forma abaixo do padrão? Esses tipos de perguntas autorrefletivas o ajudarão novamente a entender seu chefe.
Ame o seu trabalho. Este é certamente um dos movimentos mais eficazes para amar seu chefe. Ame o seu trabalho e consequentemente você vai adorar tudo o que está relacionado a ele, até mesmo o seu chefe. O truque pode ser amar o seu trabalho. Embora amar o próprio trabalho possa ser muito difícil, ele certamente diminuirá seus fardos na vida.
Maximize seu desempenho. Por quê? Fazer o máximo em seu trabalho lhe daria uma chance maior de ser promovido. Uma vez promovido, você terá um salário maior e certamente amará seu chefe por causa disso.
Provérbio bíblico
Amar seu chefe é muito semelhante ao provérbio bíblico: "Ame seu inimigo". Seria muito difícil fazer isso, especialmente se seu chefe for algo que não pode ser adorado. No entanto, amar alguém tão elitista e orgulhoso como seu chefe pode ser profissionalmente vantajoso para seu próprio sucesso pessoal. Lembre-se sempre de seguir o fluxo, ou você seria derrubado.