Sua casa é uma avenida principal para economizar energia ou desperdiçá-la. Se você está preocupado com os altos custos das contas da casa, pode ser necessário revisar como sua casa está funcionando. Ao fazer isso, você pode reconhecer que uma forma de reduzir custos é fazendo uma aliança com seus filhos. São excelentes gastadores, mas também podem ser excelentes poupadores!
Aqui estão algumas dicas e etapas que podem ser de grande ajuda para ensinar seu filho como conservar energia.
1. Apresente o conceito de energia de uma forma que eles possam entender. Desça ao nível de compreensão do seu filho e explique os conceitos de uma forma concreta ou usando palavras que ele possa compreender. Use objetos ao redor deles para diferenciar os tipos de energia. Por exemplo, o calor da fornalha pode vir da eletricidade ou do combustível.
Atividades de conservação de energia
2. Envolva seu filho em atividades de conservação de energia, estando atento ao estágio de desenvolvimento de seu filho. Você não pode esperar que seu filho desligue os interruptores se eles estiverem fora de seu alcance, mas ele pode estar envolvido no fechamento da torneira, que é mais acessível.
3. Envolva seu filho em atividades de conservação de energia de acordo com o padrão de sua rotina diária. Novamente, a idade do seu filho é um grande fator para conseguir isso. Você pode começar com modificações simples em sua rotina, por exemplo, usar um copo d'água ao escovar os dentes. Se a compreensão dele permitir, você pode prosseguir com habilidades mais complexas, como saber como os aparelhos funcionam. O uso adequado dos aparelhos é uma forma de economizar energia.
4. Aqui estão alguns lembretes que seu filho pode seguir, se suas habilidades permitirem:
Feche a geladeira quando não estiver em uso ou planeje com antecedência o que comprar antes de abri-la.
Desligue os aparelhos e desligue-os quando terminar de usá-los ou antes de sair da sala.
Ensine a seu filho o conceito de segregar o lixo, que também é uma forma de conservar a energia dedicada ao gerenciamento de lixo. Se seu filho ainda não sabe ler, você pode usar um código de cores para orientá-lo a reconhecer a lixeira adequada.
Para crianças mais velhas, você pode lembrar de tomar banhos curtos em vez de longos.
Eles também podem ser incentivados a relatar e alertar sobre qualquer vazamento de torneiras ou a presença de uma janela com correntes de ar dentro de sua casa. Eles devem ser consertados o mais cedo possível para evitar mais desperdício de energia.
5. Seja um bom exemplo. Para ser capaz de introduzir novas práticas e hábitos para seu filho, esteja pronto para ser um modelo ao fazê-lo. As crianças são aprendizes visuais. Eles são altamente observadores. Seu filho pode se lembrar de muito se você o mostrar em ação, em vez de simplesmente declarar isso.
6. Forneça reforço positivo. Você tem que reconhecer as boas ações de seu filho. É importante para construir sua personalidade junto com as práticas que você não quer que ele esqueça.
Ao ensinar maneiras de conservar, você pode acertar dois pássaros com a mesma pedra. Uma é reduzir as contas de energia de sua casa e outra inculcar nos filhos o valor da economia e da praticidade.