Como compreender a puberdade em meninos?

Os meninos começam a desenvolver pelos púbicos na base do pênis assim que sua genitália se desenvolve
Os meninos começam a desenvolver pelos púbicos na base do pênis assim que sua genitália se desenvolve, geralmente no estágio 2.

A puberdade, em meninos, geralmente ocorre entre as idades de 9 a 14 anos. Durante esse período, a criança experimenta mudanças físicas e emocionais. Nesse processo, a criança se transforma em adulto, torna-se madura e pronta para a reprodução. Essas mudanças se manifestam de forma diferente em ambos os sexos. Mudanças em meninos durante a puberdade serão discutidas neste artigo.

Faciais começam a aparecer simultaneamente com os pêlos pubianos
Enquanto isso, os pêlos abdominais, torácicos e faciais começam a aparecer simultaneamente com os pêlos pubianos.

Veja como entender as mudanças que os meninos sofrem durante a puberdade:

  1. Aumento dos testículos. Este é o sinal físico inicial que marca a entrada dos meninos na puberdade. Antes do início da puberdade, os testículos mudam ligeiramente de tamanho e esse crescimento continua gradualmente ao longo dos anos até a puberdade, durante a qual os testículos atingem seu tamanho máximo. Após esse período os testículos não crescem mais, pois já estão totalmente desenvolvidos. Os testículos funcionam de duas maneiras, a saber: eles geram hormônios e fabricam esperma. Entre os hormônios, é produzida a testosterona, responsável pela manutenção da libido nos machos. A maioria dos meninos se torna fértil aos 13 anos, no entanto, eles só podem atingir a fertilidade completamente quando completam 14 a 16 anos. É também nessa época que os meninos começam a ter ereção do pênis e ocasionais explosões de sêmen.
  2. Crescimento de cabelo. Os meninos começam a desenvolver pelos púbicos na base do pênis assim que sua genitália se desenvolve, geralmente no estágio 2. Após o lapso de seis meses a um ano, os pelos tornam-se mais grossos e, quando esse desenvolvimento atinge o estágio 4, o púbico os pelos cobrem completamente o triângulo púbico. No estágio 5, o crescimento dos pelos púbicos se estende até as coxas e a parte inferior do estômago e, às vezes, chega até o umbigo. Enquanto isso, os pelos abdominais, torácicos e faciais começam a aparecer simultaneamente com os pelos púbicos. Outras partes do corpo onde o cabelo fica mais espesso são as axilas, lábio superior, lados do rosto e queixo. Por outro lado, os pelos também podem aumentar nos braços e nas pernas, embora sejam mais finos do que no peito e nas axilas.
  3. Mudança na voz. O aprofundamento da voz é mais evidente nos meninos do que nas meninas. Isso é causado por andrógenos, que causam a expansão da laringe. Esse desenvolvimento geralmente ocorre no estágio 3 ou 4 da adolescência em meninos.
  4. Engrossamento de músculos e ossos. Ombros e tórax começam a se desenvolver, tornando-se musculosos e largos. Os ossos da mandíbula tornam-se mais proeminentes e o pomo de Adão já é visível quando a puberdade chega ao fim.
  5. Aparecimento de acne e alteração do odor corporal. Na puberdade, os níveis de androgênio aumentam e o resultado final é uma pele mais oleosa e uma mudança no odor corporal. A pele oleosa comumente causa acne, razão pela qual muitos meninos na adolescência começam a desenvolver acne no rosto, resultando em uma textura de pele mais áspera. Os meninos começam a cheirar a adultos, o que os leva a usar desodorantes e outros produtos refrescantes para o corpo.

Imagens sexuais reproduzidas

A puberdade é geralmente uma fase estranha na vida de um menino. Às vezes, causa constrangimento em momentos estranhos. Por exemplo, a ereção pode acontecer a qualquer momento, especialmente quando imagens sexuais aparecem na mente. Sonhos molhados também podem ocorrer durante o sono. Esta é a razão pela qual os meninos devem ser esclarecidos e educados sobre as mudanças normais em seus corpos durante a puberdade. Se entenderem o que está acontecendo com eles durante essa fase, evitarão constrangimentos indevidos e aprenderão a lidar com essas mudanças até atingirem a maturidade plena.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail