Como ajudar a dentição do bebê: tudo o que você precisa saber?
Andres Luis Fonseca Jr.
• 6 min de leitura
Nada parece mais impotente do que ver um de seus filhos sentindo dor ou desconforto e não ser capaz de consertar.
A partir da idade, quatro a vinte e quatro meses pode ser um período particularmente difícil para uma criança com dentição. Não é um passeio no parque para os pais também. A sensação de desamparo aumenta com a tenra idade e com a incapacidade de se comunicarem tão plenamente quanto as crianças mais velhas.
Você pode tornar a vida um pouco mais fácil se souber como ajudar a dentição do bebê.
Continue lendo para obter algumas dicas e truques úteis sobre como ajudar a dentição do bebê e dar a todos algum alívio das dores da dentição.
Sintomas e sinais de dentição
A dentição do bebê geralmente não é um bebê feliz. Quem pode culpá-los?
Eles estão sentindo muito desconforto e dor, juntamente com sintomas como:
Seu bebê, que antes sorria e feliz, se transformou em um feixe de irritabilidade chorona e taciturna, e você quer ser capaz de aliviar o sofrimento deles.
Essas dicas darão a você algumas ótimas idéias sobre como ajudar um bebê com dentição. Cada criança é diferente e algumas coisas podem funcionar para uma e não para outra ou você pode descobrir que algo funciona por um tempo, mas conforme elas avançam no processo de dentição, você pode precisar tentar novos métodos para aliviar a dor com sucesso.
Entorpecer as gengivas
Entorpecer as gengivas é uma das maneiras mais fáceis e provavelmente mais eficazes de ajudar a dentição do bebê.
Limpe os dedos ou pano
Às vezes, especialmente no início da dentição, esfregar a gengiva com um dedo limpo pode ajudar a aliviar momentaneamente o desconforto. Mergulhar o dedo em água fria primeiro ou segurar uma toalha de rosto que está no freezer pode aliviar um pouco a dor.
Waffles congelados
Um waffle congelado é uma consistência perfeita para seu filho mastigar e entorpecer as gengivas. É importante, ao usar esta opção, que você fique de olho neles para garantir que eles não mordam um pedaço que possam se engasgar.
Normalmente, no momento em que um pedaço é descongelado o suficiente para quebrar, é macio o suficiente para ser engolido ou facilmente retirado sem problemas, mas a segurança é sempre uma prioridade.
Mordedores
Vários são os produtos comercializados como a melhor forma de ajudar a dentição do bebê. Ao escolher um mordedor, você tem muitas opções disponíveis para experimentar.
Alguns permitem que você coloque frutas congeladas, como um morango, dentro do pano ou mordedor de silicone que também foi congelado. Isso esfria e entorpece as gengivas enquanto a criança mastiga e ajuda a controlar a dor, dando-lhes um sabor agradável para chupar.
Bebês mais velhos em fase de dentição podem preferir comer apenas as frutas congeladas, mas para os mais jovens com mais chance de engasgar, um mordedor de silicone ou malha projetado para essa finalidade é mais seguro.
Outros mordedores contêm água ou líquido em um anel ou invólucro macio que congela e entorpece as gengivas enquanto seu filho mastiga. Eles são fáceis de transportar e não têm nenhuma bagunça associada além da baba excessiva que vem com a dentição.
Existem brinquedos para dentição, colares de miçangas e chupetas concebidos especificamente para a dentição de bebés. Todas essas são ótimas opções para ajudar a aliviar seu desconforto.
Biscoitos de dentição
Biscoitos de dentição são uma escolha popular para ajudar a dentição do bebê. Existem várias opções compradas na loja ou você pode optar por fazer biscoitos caseiros para dentição.
Esses biscoitos são duros o suficiente para acalmar as gengivas doloridas, mas se dissolvem rapidamente para evitar problemas de asfixia.
O cuidado adequado dos dentes é importante ao usar uma opção açucarada para evitar a cárie dentária precoce. Certifique-se de levantar a boca e escovar os dentes ou gengivas para evitar que isso aconteça.
Ervas, formas naturais de como ajudar um bebê na fase de dentição
Muitas pessoas preferem usar todos os métodos naturais à base de ervas para aliviar a dentição. Existem várias ervas que podem reduzir a inflamação e aliviar a dor da dentição.
Cravo
O cravo é um anestésico natural e comparável à benzocaína para reduzir a dor na dentição.
Catnip ou camomila
Foi demonstrado que a erva-do-gato e a camomila aliviam a dor da dentição e ajudam a relaxar e acalmar uma criança irritada, permitindo que ela (e seus pais) descanse um pouco.
Rosa Mosqueta
O chá de rosa mosqueta é uma excelente forma de estimular o sistema imunológico e promover a cura antiinflamatória. É rico em vitamina C e antioxidantes, o que o torna uma excelente escolha para promover saúde e felicidade até mesmo nas crianças mais agitadas.
Como preparar ervas para ajudar a dentição do bebê
Qualquer uma dessas ervas pode ser mergulhada por 5-8 minutos em água fervente com uma proporção de 1 colher de chá da erva em aproximadamente 10 onças. (pouco mais de um copo) de água fervente. Em seguida, pode ser resfriado e dado como bebida ou colocado em um pano úmido congelado. Também pode ser esfregado diretamente na gengiva para aliviar.
Muitos pais consideram que uma infusão de ervas aplicada diretamente nas gengivas é a mais eficaz. Para fazer um óleo com infusão de ervas, simplesmente coloque as ervas em uma panela coberta com azeite de oliva.
Cozinhe em fogo baixo por várias horas. Em seguida, coe o líquido e guarde na geladeira, de modo que esteja pronto para ser aplicado na gengiva do seu filho da próxima vez que ele ficar dolorido.
Medicamento
Dar medicamentos a bebês e crianças pequenas pode ser assustador. Existem muitas opções, incluindo cremes e géis tópicos, analgésicos e agentes anestésicos que podem aliviar a dor, mas também podem causar efeitos colaterais para muitos.
É importante consultar um profissional médico antes de dar qualquer medicamento a uma criança. O ibuprofeno e o paracetamol infantil são comercializados para a dor na dentição, mas não são necessariamente aprovados pelo FDA para crianças pequenas.
Cremes ou géis como o Orajel são frequentemente usados e geralmente seguros, embora, como com qualquer item que contenha medicamentos, alguns bebês possam apresentar sintomas que podem ser tão graves quanto batimentos cardíacos acelerados, falta de oxigênio, convulsões e até morte.
Certifique-se de discutir com um profissional médico ou farmacêutico quaisquer sintomas ou reações recentemente exibidos aos tratamentos que você usa.
Sorria e aguente
A dentição é uma fase difícil para todos. Ao tentar encontrar a maneira mais eficaz de ajudar um bebê com dentição, você pode precisar sorrir e aguentar até passar pelo pior e descobrir o que funciona para seu bebê. Você terá uma ideia muito melhor sobre como ajudar um bebê na dentição.
Para outras ótimas dicas sobre paternidade e vida, em geral, certifique-se de verificar o resto do nosso blog de família e relacionamento.