Como Ajudar Idosos a Prevenir Quedas?

Certifique-se de ter uma tabela onde estão escritos todos os medicamentos que o idoso deve tomar
Certifique-se de ter uma tabela onde estão escritos todos os medicamentos que o idoso deve tomar.

Os jovens muitas vezes esquecem quantos acidentes podem ocorrer enquanto caminham pela casa. Mesmo que os jovens caiam, a maioria simplesmente se levanta e se limpa. A situação é diferente, porém, para os idosos. Os idosos têm ossos e articulações quebradiços que podem quebrar com uma simples queda. Por isso, medidas devem ser tomadas para ajudar a evitar que os idosos caiam. Aqui estão algumas maneiras de você ajudar, especialmente se houver um idoso morando em sua casa.

  • Exercício. Em primeiro lugar, você deve encorajar a pessoa a se exercitar regularmente. Só porque uma pessoa é velha não significa que ela deva se abster de praticar exercícios físicos completamente. A menos que o médico tenha especificado que os idosos não devem se exercitar, a maioria dos idosos pode realizar atividades leves, como caminhar e, às vezes, até correr. Os exercícios tornarão os músculos mais firmes e os ligamentos e tendões muito mais flexíveis. Assim, uma leve queda não afetará tanto o corpo do idoso.
  • Medicamentos. Certifique-se também de que o idoso recebe sua dose diária de medicamentos. Sem medicamentos, os idosos podem ficar muito fracos e ficar mais sujeitos a acidentes, incluindo quedas. Certifique-se de ter uma tabela onde estão escritos todos os medicamentos que o idoso deve tomar. Certifique-se de monitorar a ingestão do medicamento, incluindo o intervalo de tempo correto entre cada medicamento. Alguns medicamentos devem ser tomados uma vez ao dia, enquanto outros devem ser tomados três vezes. Existem até alguns medicamentos que precisam ser tomados a cada hora. Certifique-se de que o idoso tenha acesso total a esses medicamentos nos horários corretos.
  • Corrimãos. Se as casas onde os idosos residem possuem escadas, certifique-se de prender corrimãos nas escadas para que os idosos possam subir as escadas com segurança. Além dos corrimãos, prenda o acolchoamento de borracha nos degraus, para que cada degrau tenha mais tração e menos chance de escorregar acidentalmente. Mais importante, certifique-se de que os degraus estejam limpos e secos e que não haja livros ou pequenos itens que possam fazer com que os idosos tropecem.
    Aqui estão algumas maneiras de você ajudar
    Aqui estão algumas maneiras de você ajudar, especialmente se houver um idoso morando em sua casa.
  • Calçado. Escolha também os sapatos e chinelos que o idoso usa. Os melhores são aqueles que são leves e confortáveis, mas que têm solas bem desenhadas e feitas de borracha com tração. Isso evitará que os idosos escorreguem acidentalmente. Além de calçados, considere conseguir um auxílio para caminhar ou uma bengala para os idosos.
  • Arranjo da casa. Certifique-se de que todos os móveis da casa estão dispostos de forma a permitir que os idosos caminhem em linha reta e simples. Além da disposição dos móveis, certifique-se de limpar os arredores com frequência. Certifique-se de que não haja derramamentos de água onde os idosos possam escorregar. Além disso, certifique-se de que haja iluminação adequada ao redor da casa o tempo todo.

Com essas etapas, você poderá ajudar os idosos a andar pela casa sem o risco de cair acidentalmente.

Artigos relacionados
  1. Como ajudar seu idoso que tem perda de memória?
  2. Como identificar itens para tornar a vida mais fácil para nossos idosos?
  3. Como planejar jogos e atividades de festas para idosos?
  4. Como viver feliz com um pai idoso?
  5. Como planejar uma vida independente para idosos?
  6. Como preparar informações médicas para idosos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail