Casos de pais que moram com filhos estão sendo cada vez mais aceitáveis em muitas culturas. Algumas culturas em diferentes partes do mundo realmente têm isso como uma norma, ou tradição, na qual o filho adulto, que começou sua família, também abriga o pai idoso. Muitas razões justificam este costume particular - uma das quais é cuidar e garantir a segurança do pai idoso, especialmente em sua idade crítica. Outra é encorajar a proximidade familiar e a união de todas as 3 gerações - e às vezes, até mesmo 4. Outra razão é preservar as tradições e a rica cultura da família. Isso é especialmente verdadeiro para os imigrantes que optaram por permanecer fora de seu país de origem, mas gostariam de preservar e praticar suas atividades habituais.
Por outro lado, também há muitos casos em que os efeitos de ter abrigado seu pai idoso não são tão alegres quanto mencionei antes. Viver com pais idosos não pode ser apenas desgastante, mas também muito chato. Muitas vezes, além da pressão do trabalho, da primeira família e das obrigações que se seguem, contas e outras contas a pagar, você ainda tem que cuidar de alguém que, às vezes, está tendo acessos de raiva. Aqui estão algumas dicas sobre como viver feliz com um pai idoso.
Use seus sapatos. Se você acha que está passando por um estresse inviável, com o qual acha que é impossível lidar, e que tem todo o direito de agir terrivelmente, já que é o dono da casa, então, você está definitivamente errado. Seja o que for que você esteja passando, não se compara ao que seu pai idoso já passou por você e ainda está passando. Como ele é uma das razões pelas quais você é quem você é e onde está agora, ele fez inúmeros sacrifícios apenas para fazer você e qualquer que seja o seu valor acontecer. Além disso, seu pai idoso está sofrendo de muitas deficiências físicas e mentais causadas sobre pela velhice. Seus ossos estão enfraquecendo a cada dia, sem falar nas articulações e outras doenças que impedem todos os movimentos. Procure compreender e responder de acordo com o amor, para ter um relacionamento harmonioso em casa.
Cuide deles como cuidaria de seu próprio filho. Cuidar de um pai idoso é muito semelhante a cuidar de um jovem. Por causa das muitas deficiências que vêm com o envelhecimento, muitas circunstâncias como comer, beber, dormir e até mesmo atravessar a rua são aspectos importantes que precisam de mais atenção. Você deve perguntar a seus pais idosos se eles estão com fome, mesmo após ou entre as 3 refeições. Tenha cuidado com o que comem, mas não seja muito brega ao discipliná-los. Lembre-se de ser cortês em todos os momentos, pois eles são, na verdade, seus pais.
Privacidade e autoridade. Para os pais idosos que não precisam de muita assistência pessoal, é melhor dar-lhes espaço suficiente para fazerem suas próprias coisas. São adultos que passaram por muita coisa em seus muitos anos como responsáveis, e fazê-los sentir isso de alguma forma será bom para seu estado mental e físico. Permita que eles andem pela vizinhança e certifique-se de que façam exercícios suficientes. Na idade deles, qualquer caminhada curta e respiração profunda que fizerem fará maravilhas em comparação com apenas sentar no sofá e trabalhar os dedos no controle remoto.
Consultas médicas. Seu pai idoso já está velho e, com isso, vem uma miríade de muitas doenças e deficiências. Você tem que garantir que eles recebam as consultas médicas em tempo hábil e, mais importante, você deve estar presente na hora das consultas. Você tem que fazer um esforço para saber o que realmente está acontecendo com seus pais, já que ninguém mais cuidaria deles além de você.