Da comparação de preços às decisões de pagamento, a matemática básica é essencial para o sucesso em uma sociedade moderna. Você não só poderá economizar dinheiro em necessidades e calcular para onde vai seu salário, mas também evitar fraudes cometidas por charlatões que se aproveitam de pessoas com problemas de matemática. No entanto, muitos cidadãos têm pouca educação em aritmética e têm vergonha de aprender por conta própria. Ao ensinar a esses adultos os aspectos práticos da matemática, eles podem tomar melhores decisões econômicas, bem como ficar atentos a erros de precificação e transações financeiras duvidosas.
Aqui estão algumas idéias para o ensino de matemática básica para adultos.
Revise seus livros de matemática. Depois de passar sua própria vida adulta aplicando matemática às suas finanças, você só precisará se refrescar levemente com os aspectos da matemática que não consegue usar na vida. Pegue emprestado um livro da biblioteca ou veja os tutoriais de matemática online e, em seguida, examine as páginas em busca de dicas e técnicas.
Prepare flashcards para adição e subtração. Muita aritmética útil envolve somar e subtrair os mesmos números repetidamente. Memorizar as somas e diferenças de quaisquer dois números de um dígito pode ser auxiliado com flashcards.
Prossiga com a tabuada de multiplicação. Deixe os alunos memorizarem a tabuada para que possam resolver rapidamente a maioria dos problemas de multiplicação do dia-a-dia. Use flashcards para ajudá-los a memorizar os dois, três, quatros e assim por diante. Você também pode usar truques matemáticos para ajudá-los na multiplicação: por exemplo, adicionar os dígitos do produto de qualquer número multiplicado por 9 será igual a 9 também. Outro exemplo: o produto de qualquer número multiplicado por 5 terminará em 5 ou 0. Encontre esses truques online e ensine-os aos seus alunos.
Ensine divisão longa. A divisão não é tão difícil depois que os alunos dominam a tabuada. Diga a eles que a divisão é fazer a multiplicação ao contrário, quando eles conhecem o produto e o multiplicando e precisam descobrir o multiplicador. Você também pode trabalhar com recursos visuais, como dividir oito lápis entre quatro pessoas.
Trabalhe com frações, decimais e porcentagens. Esses conceitos são essenciais ao lidar com despesas e calcular salários. Com isso em mente, usar exemplos do mundo real é a melhor maneira de ensiná-los aos adultos. Use moedas para representar decimais e demonstrar como eles somam.
Termine com uma lição sobre medições.Medir as quantidades exatas usando equipamento graduado é útil para preparar itens com base nas instruções estabelecidas. Deixe os adultos usarem os lados inglês e métrico de uma régua para determinar as distâncias. Faça com que eles calculem a distância total de várias medições usando a adição.
Considere o uso do método socrático. O método socrático envolve o uso de uma série de perguntas para levar os alunos a descobrirem a solução por conta própria. Isso é eficaz, pois enquanto você os orienta para a resposta correta, somente a compreensão dos princípios e fórmulas por trás da solução os levará à resposta adequada. Você pode pedir aos indivíduos que resolvam o problema por completo ou envolver todo o grupo na solução. Aplicar problemas matemáticos da vida real, como calcular o preço total de uma lista de itens de mercearia ou dividir uma conta entre quatro pessoas, fará com que elas apreciem a solução ainda mais.
Incentive os alunos adultos a praticarem matemática constantemente em suas vidas diárias. A matemática se tornará uma segunda natureza para eles e não hesitará em usá-la para verificar novamente o cálculo de outros, reduzindo quaisquer chances de erros ou negociações duplas.