Pense fora da caixa para manter um relacionamento próximo, mas à distância, com seu neto
De mãe para filha, de avó para mãe, os papéis da vida mudam, mas permanecem os mesmos.
Sua filha ligou há cinco minutos para informá-la da chegada iminente, bem, daqui a sete meses, de seu primeiro neto. Nesses cinco minutos, você considerou a rapidez com que pode vender sua casa, fazer uma venda de garagem, embalar e se mudar para a poucos quilômetros de sua casa - especialmente porque atualmente mora a 12 horas de carro. Os próximos minutos são para voltar atrás, pois você percebe o quão impraticável isso seria, já que você tem um emprego que gosta, a casa em que você mora está finalmente do jeito que você sempre desejou, e seu marido não pode pegar e largar o emprego também.
Então, você agora está preso ao dilema de sua vida atual colidindo com o desejo de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Existem maneiras de estar em dois lugares ao mesmo tempo com a tecnologia atual e de se esforçar para manter o controle de memórias, imagens e sentimentos.
Gravidez de Filha
Comece um diário. Encontre um diário em branco na livraria local. A partir do dia em que você souber de sua gravidez, comece a escrever como se sente, seus pensamentos sobre o que ela deve estar sentindo e algumas lembranças que vêm à tona de sua própria gravidez com sua filha.
Guarde e-mails. A distância entre você e sua filha será diminuída quando ela enviar notas de várias consultas médicas e até fotos de ultrassom. Imprima isso. Ao adicionar conteúdo ao diário, inclua algumas das informações dos e-mails de sua filha, até mesmo cópias do ultrassom.
Tome um chá de bebê à distância. A Internet é uma coisa maravilhosa e existe um gadget engenhoso chamado webcam que pode ser facilmente instalado no seu computador e no de sua filha. Visite qualquer loja de informática ou eletrónica e encontrará webcams e software necessário por cerca de 22€. Assim que você e a sua filha tiverem instalado este equipamento, testado-o corretamente e se sentir confiante de que pode conseguir, envie convites e planeie um chá de bebé em sua casa. E, da mesma forma, peça que sua filha envie convites e planeje um chá de bebê em sua casa no mesmo dia e horário. Assim que todos estiverem reunidos em ambas as casas, prossiga com o chá de bebê. Você, ela e todos os foliões vão adorar conversar pela webcam e ver os presentes dados em sua casa e na dela.
Chegada do bebê
Telefones com câmera. É aqui que entra o novo papai. Quando o bebê chegar, peça-lhe para tirar fotos com a câmera do telefone assim que possível e envie. Estar em contato por telefone e receber fotos o deixará o mais próximo possível da sala de parto, mesmo com centenas de quilômetros de distância.
Registre no diário. Escreva, escreva e escreva um pouco mais. Você pode estar longe, mas pense em sua neta poder ler como você se sentiu naquele momento - especialmente quando ela mesma for crescida.
Faça ligações. Depois de ter as informações pertinentes do bebê, pergunte a sua filha se ela gostaria que você passasse algum tempo fazendo ligações para a família e amigos. Isso não seria diferente do que se você estivesse ao alcance do braço de sua filha. Pergunte a ela primeiro, mas provavelmente ela gostaria que você assumisse o comando e desse alguns daqueles telefonemas para informar a todos sobre as boas novas.
Primeiro ano do bebê
Mais entradas de diário. Agora vem a diversão. A primeira vez que você visitar sua filha, o marido dela e seu novo neto, deixe o diário para trás. Deixe-os encontrar depois de sair. Assim que perguntarem sobre o diário, diga que você gostaria de continuar a acrescentá-lo ao longo do tempo para que possam mantê-lo à mão.
Guarde e-mails. Mais uma vez, a tecnologia moderna trabalha a seu favor. Peça a sua filha para enviar fotos digitais do progresso e crescimento de seu neto. Quando isso acontecer, salve cada imagem. Uma vez por mês ou quando você tiver algumas dezenas de fotos salvas, vá para www.shutterfly.com, baixe as fotos e solicite dois conjuntos de cópias. Quando eles vierem, reserve um conjunto para você e outro para sua próxima visita.
Adicione ao diário. Quando você estiver visitando sua nova família, peça o diário. Adicione impressões, pensamentos e sentimentos. Se o diário foi bem recebido por sua filha e sua nova família, deixe-o para trás na próxima consulta.
Chamadas de webcam. Quando seu neto ficar um pouco mais velho, passe um tempo nas webcams, podendo conversar cara a cara. Ele poderá ver você e se lembrar de você, e você terá o prazer de passar alguns minutos com seu neto... mesmo que seja apenas na tela do computador.
Incentive a comunicação por e-mail. Assim que seu neto conseguir entender o uso do computador e se corresponder por e-mail, peça e incentive-o a escrever para você pessoalmente. As comunicações que você pode ter com seu neto podem variar de atividades cotidianas a como estão as aulas na escola e resolução de problemas. Você pode se tornar um ouvinte de seu neto à medida que ele ou ela está crescendo e precisando falar com alguém que não seja os pais.
Crie mini-férias em sua casa. Quando seu neto puder ficar longe dos pais, planeje uma semana ou mais em sua casa. Isso dá a você e seu neto tempo para realmente se conhecerem e fazerem as coisas especiais que apenas avós e netos podem fazer juntos.
Com um pouco de esforço de sua parte no início e consistência mais tarde, você e seu neto terão um relacionamento maravilhoso... mesmo com quilômetros e horas separando vocês.